A Believe Digital, a maior empresa especializada em distribuição digital de músicas da Europa, adquiriu participação majoritária da gravadora Nuclear Blast. Ou seja, a Believe passa a ser dona da maior parte da Nuclear Blast. A informação é do site Music Business Worldwide

De acordo com o site, especializado em negócios envolvendo música, a compra pode ter sido por um valor de oito dígitos em Euros, tendo em vista que uma das principais concorrentes da Nuclear Blast, a Century Media, foi comprada pela Sony em 2015 por 12 milhões de Euros.

Em uma declaração conjunta, Believe e Nuclear Blast afirmam que “esta nova aliança estratégica deve usar nossas capacidades em conjunto, para a partir de então reforçar os serviços prestados aos artistas e também revelar novos nomes”.

Thorsten Freese, Diretor da Believe na Alemanha afirmou que “a Nuclear Blast tem o mais prestigioso time de artistas do Rock e do Metal do mundo. Estes artistas são servidos por uma equipe apaixonada e dedicada”, se referindo à equipe que trabalha na gravadora alemã.

Markus Staiger, fundador e CEO da Nuclear Blast, justifica o negócio como uma forma de se adaptar as mudanças da indústria musical.

“Nós também somos conscientes de que precisamos nos afastar da ideia de colaborações convencionais no propósito de continuar a ser uma força mundial, especialmente no marketing digital. Enxergamos esta nova parceria com a Believe Digital como ideal para liderar a Nuclear Blast e suas bandas para o futuro.”

A Nuclear Blast foi fundada na Alemanha em 1987 e atualmente ostenta o posto de principal gravadora do mundo especializada em Rock e Heavy Metal. Dentre as bandas que compõem seu cast, estão Slayer, Nightwish, Sepultura, Accept, Behemoth, Dimmu Borgir, Epica, Helloween, Immortal, Machine Head, Blind Guardian, Avantasia, Sabaton e Paradise Lost, dentre mais de uma centena de nomes.

O anúncio foi feito duas semanas depois de a Believe ter adquirido 49% da gravadora francesa Tôt ou tard, a segunda maior gravadora do país especializada em música independente.