O ex líder da banda inglesa OasisNoel Gallagher, concedeu uma entrevista exclusiva para o apresentador Matt Morgan, no The Matt Morgan podcast. Durante a prosa, o cantor e compositor de Manchester, afirmou ser veementemente contrário ao uso obrigatório de mascaras, e trouxe argumentos para reforçar seu posicionamento sobre o item mais recomendado para a prevenção do COVID 19.

“Essa história toda é uma palhaçada. Você tem que usar máscara para ir a uma loja, mas você pode ir pra porra do pub e ficar rodeado de todos os idiotas sem máscara. Sabe o que eu quero dizer? É tipo assim, na verdade o vírus não existe nos pubs, mas existe na Selfridges?’”, afirmou.

“Outro dia eu fui para Manchester e um cara chegou e disse, ‘você pode colocar sua máscara? Porque a fiscalização de transporte irá de multar em mil libras. Mas você não precisa colocar se estiver comendo’. Então eu disse ‘Ah, entendi, esse vírus assassino que está varrendo todo trem chegará até mim, mas quando perceber que estou comendo um sanduíche vai deixar pra lá porque estou almoçando?’. Ouça, isso não é uma lei. Há muitas liberdades sendo tiradas de nós nesse exato momento. Eu não me importo. Eu escolho não usar uma máscara e se o vírus me infectar, então será um problema meu e de mais ninguém. Se todo mundo estiver usando uma máscara eu não vou pegar deles, e se eu tiver, eles não irão pegar de mim. Eu acho que é uma tiração de sarro”, finaliza Gallagher.

No Reino Unido o uso de máscaras é obrigatório por lei, sancionada no início da primeira onda de casos por toda Europa. O decreto foi sancionado para seguir as orientações da OMS, que além da máscara, também indicaa a lavagem constante das mãos e o uso de álcool em gel. O país atingiu a marca de 378 mil e 219 casos de COVID-19, com mais de 40 mil mortes. Apesar dos números que impressionam, Noel parece ignorar as condições mais favoráveis para o controle do vírus.

Após o depoimento, houve uma reação ostensiva na rede, com uma infinidade de manifestações condenando a atitude egoísta do músico, que obviamente não se importa com a transmissão para outras pessoas. Em reação, o também instrumentista britânico David Brewis, da banda Field Music, criou uma canção sarcástica com o “objetivo de explicar” o principal motivo para o uso da máscara, e publicou um vídeo na em sua conta do twitter. Por lá, David entoou a canção “Oh Noel”. Traduzindo:

“Oh, Noel
Não tem a ver com você pegar a doença ou não
Seu idiota
Tem mais a ver com se você pegar a doença de forma assintomática
E passá-la adiante
Para alguém que acabar morrendo
Seu idiota de merda”