O Nirvana ficou mundialmente conhecido após o lançamento do disco Nevermind (1991), porém a banda já existia desde o final da década de 80. De qualquer forma, a maior parte da trajetória da banda foi construída em cima de um power trio, onde a formação mais famosa contou com Kut Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl.
Porém em 1993 a situação mudou e a banda convidou o músico Pat Smear para assumir a segunda guitarra e também para auxiliar os músicos nos backing vocals. Pat era guitarrista de uma banda de Punk Rock chamada The Germs, banda esta da qual os outros três integrantes do Nirvana eram fãs.
A presença da segunda guitarra naquele momento ajudou muito a banda e, principalmente, ajudou Kurt Cobain que estava muito debilitado pelo consumo excessivo de drogas. Pat não chegou a gravar nenhum trabalho de estúdio com a banda, porém participou da turnê do álbum In Utero (1993) e também tocou no MTV Unplugged in New York (1994) e no DVD MTV Live and Loud (2013).
Após a morte de Cobain e o fim do Nirvana, Dave Grohl formou o Foo Fighters e convidou Pat para tocar com ele. O músico participou da primeira formação da banda, porém deixou o Foo Fighters poucos anos depois, retornando à banda oficialmente apenas em 2011, mas já estava participando dos shows novamente desde 2006. O músico é integrante da banda de Dave até os dias atuais.
Durante um programa de TV onde a banda Foo Fighters se apresentava, o apresentador perguntou aos músicos sobre como foi a entrada de Pat Smear no Nirvana. Quer saber um pouco mais? Então clique abaixo e confira!