Nightwish: Marko Hietala deixa a banda

Na manhã dessa terça-feira (12/01), os fãs da banda finlandesa Nightwish foram surpreendidos com o anúncio da saída do baixista Marko Hietala da banda, divulgada através dos redes sociais do próprio e da banda.

De acordo com a nota oficial, Marko está deixando a banda, e a vida pública, por vontade própria, e a principal razão seria o seu desgosto com o mercado musical atualmente. O Nightwish informou que respeita a decisão do músico, e que realizará os shows que estão marcados da turnê do novo álbum “Human:|:Nature” com um baixista contratado.

Marko fazia parte do Nightwish desde 2001, tendo seu primeiro álbum com a banda sido o “Century Child”, de 2002.

Confiram a nota completa:

Caras pessoas, estou deixando o Nightwish e minha vida pública.
Por alguns anos não tenho conseguido me sentir válido com essa vida. Temos as empresas de streaming demandando grande parte do trabalho dos artistas enquanto dividem os lucros de forma injusta. Até mesmo entre os artistas. Somos a república dos bananas da indústria da música. Grandes produtores de turnês tiram porcentagens até mesmo dos nossos próprios merchandise enquanto pagam dividendos para o Oriente Médio. Aparentemente algumas teocracias podem pegar dinheiro da música que te decapitaria ou colocaria na cadeia sem parecer um hipócrita. Só alguns exemplos aqui.
O ano passado me forçou a ficar em casa e pensar. E me encontrei em uma desilusão sobre isso e um monte de coisas. Percebi que preciso dessa validação. Para escrever, para cantar e tocar, preciso encontrar novas razões e inspirações. “My Walden”, por assim dizer. E está até no meu livro que sou um crônico depressivo. É perigoso para mim e para as pessoas ao meu redor, se eu continuar. Alguns pensamentos de uns tempos para trás estavam sombrios. Não se preocupem, estou bem. Tenho meus dois filhos, uma esposa, o resto da família, amigos, um cachorro e muito amor.
E eu não acho que me afastarei para sempre.
Conspiração é a palavra do dia. Para as pessoas que gostam dela, preciso dizer que meu 55º aniversário é agora no dia 14 de janeiro e certamente já cumpri minha pena por agora. Culpar, por exemplo, o Tuomas é um insulto tanto a ele quanto ao meu pensamento livre. Isso é uma coisa triste para todos nós também. Tenha cuidado por favor.
Mas claro agora saberemos se alguns foram lá de propósito.
Há algumas coisas acordadas sobre o que irei fazer em 2021. Por outro lado, peço encarecidamente as mídias, bandas, artistas e etc. para não pedirem nada durante o próximo ano. Tenho algumas reinvenções para fazer. Espero falar para vocês em 2022. Mas não é uma promessa.
Sinto muito por isso.
Marko Hietala
PS: Tony Iommi é uma exceção ao “nenhum contato”. Heróis de infância tem prioridade.

Por fim, o Nightwish informou em sua nota:

A saída de Marko nos deixou com decisões difíceis para fazer. Após muitos pensamentos e considerações, tivemos, em entendimento mútuo, a decisão de fazer os shows da ‘Human. :II: Nature. -world tour’ como planejado, mas com um baixista contratado. O line-up será anunciado em breve. Respeitamos a decisão de Marko e desejamos o melhor. Não faremos mais comentários a respeito.
Nightwish.

Confiram a postagem original aqui.

Encontre sua banda favorita