Hoje, dia 7 de dezembro, a lendária banda Iron Maiden anunciou em suas redes sociais que o baterista Nicko McBrain, de 72 anos, irá se aposentar do Iron Maiden após o segundo show da banda inglesa no Allianz Parque, em São Paulo.
Nicko está na banda desde 1982, após a saída de Clive Burr e gravou 14 álbuns com a donzela, são 42 anos de dedicação total ao instrumento. Veja abaixo a nota oficial da banda (Traduzido em português).
“Após muita consideração, é com tristeza e alegria que anuncio minha decisão de dar um passo para trás da rotina do estilo de vida de turnês extensas. Hoje, sábado, 7 de dezembro, em São Paulo, será meu último show com o Iron Maiden. Desejo muito sucesso à banda daqui para frente. No entanto, continuarei firmemente como parte da família Iron Maiden, trabalhando em uma variedade de projetos que meus empresários de longa data, Rod Smallwood e Andy Taylor, têm em mente para mim”, falou.
“Desejo muito sucesso à banda daqui para frente. Para minha devotada base de fãs, vocês fizeram tudo valer a pena e eu amo vocês! Para minha devotada esposa, Rebecca, vocês tornaram tudo infinitamente mais fácil e eu amo vocês! Aos meus filhos, Justin e Nicholas, obrigado por entenderem as ausências e eu amo vocês! Aos meus amigos que sempre estão lá por mim, eu amo vocês! Aos meus companheiros de banda, vocês fizeram um sonho se tornar realidade e eu amo vocês!”
O empresário Rod Smallwood também comentou sobre a despedida do baterista:
“Desde o Rock in Rio em 1985, temos um relacionamento especial com o Brasil”, escreveu. “Então, encerrar uma turnê com 90 mil fãs aqui em São Paulo por duas noites é poético e você merece todas as honras que tenho certeza que esses fãs maravilhosos lhe darão neste último show.”
“Grandes shows, muitos discos de platina e ouro, prêmios, amor dos fãs e uma cerveja a mais em muitas ocasiões. Esse vínculo é para sempre. E, como Steve Harris diz, ‘Nicko é e sempre será parte da família Maiden'”
A escolha do Brasil como local da despedida não poderia ter sido melhor, já que a banda tem um grande apreço pelos brasileiros, sendo reconhecida pela própria banda, que fez seu primeiro show no Rock in Rio em 1985 e desde então, vem lotando estádios em diversos shows em terras Tupiniquins.
Estive no show do dia 6 de dezembro (sexta-feira) e posso afirmar que o baterista deu o sangue em todas as músicas, e mesmo com algumas limitações (algumas viradas adaptadas que ele teve que fazer) devido ao derrame que o músico teve em 2023, ele não deixou nada a desejar, e foi ovacionado para a plateia. Quem foi ontem e vai hoje ao show em São Paulo irá estar fazendo parte da história da banda, como despedida do membro mais boa praça e carinhoso da donzela.