Durante entrevista para o podcast do site MetalSucks, Barney Greenway, vocalista do Napalm Deaht, falou sobre as letras do novo álbum da banda, intitulado “Throes of Joy in the Jaws of Defeatism”, o primei trabalho do grupo cinco anos após o “Apex Predator – Easy Meat”, de 2015.

Como usual da banda, o novo álbum estará com letras recheadas com críticas sócio-políticas, e durante a conversa, Barney abordou bastante o tópico.

Quando questionado sobre como as mudanças do mundo desde o último lançamento afetou nas letras do novo trabalho, Barney respondeu.

Minha coisa é realmente, principalmente com esse álbum, foi ter a mesma atmosfera que o mundo está no momento. Tivemos muito populismo, protecionismo, nacionalismo. E eu acho isso bastante inquietante, no mínimo. E com essas coisas que mencionei, há a separação das pessoas, há uma descriminação e desumanização de certas pessoas que é acentuado por conta do sentimento nacionalista, populista e protecionista“.

Após exemplificar a descriminação sofrida pelos gays e pelos imigrantes pelo mundo, e o como certos tipos de discursos vindo de líderes acaba acentuando essa situação, Barney afirmou que isso tudo é uma tática de ideologias fascistas.

Isso é uma tática da… – serei bem cuidadoso para usar essa palavra porque acho que ela é usada de forma errada algumas vezes, onde não se reconhece os defensores da ideologia da mesma – mas é a ideologia fascista. Toda a ideia de usar pessoas como bode expiratório baseados em qualquer coisa que esteja acontecendo em suas vidas, e eles podem estar querendo escapar da tirania, da próprio sexualidade, da própria constituição biológica, é louco que coisas do tipo estejam sendo propagadas por governantes. E você deveria ficar inquieto com isso, porque se nos lembrarmos, essas são características de Franco, Mussolini, Hitler, isso é como começou, desumanizando minorias e dando fazendo grandes prêmios , que foi quando o genocídio começou“.

Por fim, Barney falou como isso tudo foi colocado no novo álbum.

Então achei que seria bem importante focar nessas coisas e com certeza, a antítese do ângulo do Napalm Death é simplesmente levantar e dizer ‘não, isso é inaceitável’. São de seres humanos que estamos falando. Depois de tanto tempo na Terra e depois de tantas lições éramos para termos aprendido, e estamos voltando para esse ponto de novo“.

O novo álbum do Napalm Death está com lançamento marcado para o dia 18 de setembro pela Century Media Records.

Confiram a entrevista completa aqui.

Encontre sua banda favorita