Trabalho é comandado pelo multi-instrumentista Thiago Cruz, integrante das bandas Metalizer e Evals Mess Insane

O projeto musical, que mistura Thrash Metal com Hardcore, Nação Faminta está divulgando o lançamento de um novo EP, chamado “A Bile Negra”. A Nação Faminta conta em sua formação com somente um integrante, Thiago Cruz (Metalizer, Evals Mess Insane), mas traz a colaboração de outros músicos nas gravações e eventuais shows ao vivo.

O line-up desse novo EP é formado por Thiago Cruz nos vocais, composições e letras, Douglas Lima na guitarra, Gilberto Felix no baixo e Rui Villani na bateria, além da participação de Vinicius Rodrigues nos vocais da faixa “D.C.A”.

O trabalho foi gravado no estúdio Madness em São Paulo e produzido por Thiago Bezerra e está disponível no Youtube através do canal New Wave of Old School Thrash Metal (NWOOSTM) e também nas principais plataformas digitais.

Esse é o terceiro lançamento da Nação Faminta, já tendo lançado os EPs “Walls of Fear”, ainda com o nome de Starv(N)ation em 2022 e “Rise of the Masses” em 2023, sendo o primeiro lançamento inteiramente em português.

A Nação Faminta sempre abordou em suas letras temas mais sociais e reflexivos, e a ideia para o conceito desse novo trabalho surgiu após a leitura do livro “Saturno nos Trópicos” de Moacyr Scliar, onde o autor faz uma análise histórica da melancolia e demonstra como, em certos períodos mais antigos, a existência da melancolia era atrelada a uma substância produzida pelo corpo humano, que seria  ‘A Bile Negra’ (posteriormente percebeu-se que essa substância na verdade era não uma bile de cor diferente, mas sim produto de putrefação).

Então a ideia da letra dessa faixa é imaginar o mundo como sendo uma pessoa afetada por esse fenômeno (das entranhas do planeta escorre, um líquido escurecido, se espalha pelo solo extinguindo sua fertilidade…), e esse conceito também está presente na capa criada pelo próprio Thiago Cruz.  As outras faixas também apresentam outros temas importantes, embora não diretamente atrelados a esse conceito, mas dialogam com ele.

A Nação Faminta fará sua estreia ao vivo também no dia 08 de junho no evento HC 80, em Americana/SP no estúdio Mutante.

“A Bile Negra” (2024)

01 – A Bile Negra

02 – Sanguinolência

 03 – Ansiedade

04 – D.C.A (participação de Vinicius Rodrigues)

Links para o EP

Youtube: https://youtu.be/qeXsehBDYLI?si=l5pZDFTgucI3GJam   

Spotify:

Outras plataformas: https://onerpm.link/445244121418  

Siga a Nação Faminta no Instagram: https://www.instagram.com/nacaofaminta?igsh=MXcyc2h0eGZ5dWluMw==