Vários músicos conhecidos de todo o mundo foram às mídias sociais para homenagear o baterista do YES, Alan White , que morreu ontem (quinta-feira, 26 de maio) após uma curta doença. Ele tinha 72 anos.
O músico, nascido em County Durham, na Inglaterra, faleceu nos Estados Unidos, disse sua família em um comunicado compartilhado em sua página no Facebook .
“ Alan White , nosso amado marido, pai e avô, faleceu aos 72 anos em sua casa na área de Seattle em 26 de maio de 2022, após uma breve doença”, dizia o comunicado.
“Ao longo de sua vida e seis décadas de carreira, Alan foi muitas coisas para muitas pessoas: uma estrela do rock certificada para fãs ao redor do mundo; companheiro de banda para alguns poucos selecionados e cavalheiro e amigo para todos que o conheceram”.
Os companheiros de banda de White no YES disseram em um comunicado que estavam “chocados e atordoados” com a notícia de sua morte, acrescentando que ele estava ansioso para comemorar seu 50º aniversário com a banda em uma turnê pelo Reino Unido. Eles disseram que vão dedicar sua turnê “Close To The Edge” no Reino Unido em junho ao seu “amado baterista“.
O ex- colega de banda de White no YES , Rick Wakeman , escreveu no Twitter : “Fiquei muito triste ao ouvir sobre a morte de Alan ontem. Ele era uma alma tão gentil… exceto quando atrás de sua bateria, onde ele era tão poderoso e criativo. Sentirei sua falta irmão.”
A artista e ativista Yoko Ono , que foi casada com o falecido John Lennon e trabalhou com White na PLASTIC ONO BAND , lembrou-se dele como um “maravilhoso baterista que foi parte essencial do som de Imagine , Instant Karma! e mais gravações“. Ela acrescentou: “Ele sempre foi gentil, gentil e bem-humorado. Fomos abençoados por ele fazer parte de nossa família“.
White comemorou recentemente o 40º aniversário de seu casamento com sua amada esposa Gigi .
Alan nasceu em 1949 no condado de Durham. Uma série de contratempos de saúde, desde 2016, restringiram o tempo de Alan no palco com o YES em turnês recentes com Jay Schellen preenchendo e Alan se juntando à banda, para grandes aplausos, no final de cada set.
Alan foi considerado um dos maiores bateristas de rock de todos os tempos e se juntou ao YES em 1972 para a turnê “Close To The Edge” . Ele já havia trabalhado com PLASTIC ONO BAND de John Lennon depois de uma ligação, em 1969, para tocar no Toronto Rock Festival . Alan continuou trabalhando com Lennon , inclusive no álbum “Imagine” e com George Harrison em “All Things Must Pass” . Ele também trabalhou com vários outros músicos, ao longo dos anos, incluindo Ginger Baker ‘s AIR FORCE , Joe Cocker , Gary Wright , Doris Troy e Billy Preston , para citar apenas alguns. Alan White foi introduzido no Rock And Roll Hall Of Fame como membro do YES em 2017.
Formado em 1968 por Jon Anderson e o saudoso e saudoso Chris Squire , o YES tem sido uma das bandas mais inovadoras, influentes e mais amadas da história do rock. Seus álbuns da década de 1970 “The Yes Album” , “Fragile” , “Close To The Edge” , “Yessongs” (um conjunto triplo de álbuns ao vivo), “Tales From Topographic Oceans” , “Relayer” e “Going For The One” foram -quebra em estilo musical e conteúdo. Sua música também se tornou sinônimo do artista Roger Dean , cujo distintivo YES o design do logotipo e a arte adornavam as luxuosas capas de apresentação de muitos álbuns do YES .
Com vendas de mais de 50 milhões de discos, o vencedor do Grammy YES foi introduzido no Rock And Roll Hall Of Fame em 2017, onde eles tocaram “Roundabout” do álbum “Fragile” e a rádio FM “Owner Of A Lonely Heart” do álbum de 1985 “90125” .
Em 2021, o YES lançou seu 22º álbum de estúdio, “The Quest” , produzido por Steve Howe , que alcançou o primeiro lugar na parada de rock do Reino Unido e entrou na parada oficial de álbuns do Reino Unido no número 20.
Fonte: https://blabbermouth.net/news/musicians-pay-tribute-to-yes-drummer-alan-white