A banda inglesa Mother Vulture está de volta. Seu último lançamento foi em 2024 com o single explosivo “Break Me”. Aliás, o grupo segue uma linha agitada desde os primórdios quando fez o primeiro registro estudiado em 2017. Dessa vez, a coisa além de explosiva está bem mais pesada com a nova canção “Slow Down”. Trata-se de um som denso, atmosférico e rechonchudo que difere de tudo que esses caras já fizeram até agora. Mesmo o álbum “Mother Knows Best” liberado em 2022, não possui uma música tão fora da curva quanto essa nova. Portanto, estamos diante de um processo evolutivo.
A própria banda considera “Slow Down” como uma espécie de amadurecimento em sua carreira. Para ouvintes que já estavam acostumados a ouvirem músicas rápidas, estridentes e caóticas, este novo som poderá soar estranho ou, dependendo do entendimento do fã, ainda melhor. Aqui os riffs não disparam violência à velocidade da luz. No entanto, as partes pesadas ficaram ainda mais proeminentes, fazendo a banda abandonar o hard rock histérico que fazia para encabeçar em um hard rock mais pulsante. Devemos dizer que a receita valeu muito a pena, pois isso revela mais técnica e versatilidade de uma banda focada em objetivos.
A música se inicia com certa introspecção, mas logo assume um clima denso que proporciona ao peso maior destaque. Nesta seção, a cozinha faz grande papel na obtenção desse peso, pois o baixo e bateria trabalham quase que homogeneamente para intensificar os riffs poderosos da guitarra. Não há trechos acelerados, não há solos a fritar a música, mas há uma tonelada de ondas sonoras caindo sobre a sua cabeça. Uma segunda parte, mais brutal, tenta resgatar o estilo mais selvagem da banda com um pouco de velocidade e vocais rasgados. No entanto, o que impera mesmo em “Slow Down” é a experiência.
Essa coisa de colocar elementos de metal extremo no single é mais um resultado que deu certo. Sendo assim, a Mother Vulture abre as suas portas para uma diversidade de fãs apreciarem o seu som. Mesmo não apostando na complexidade e em técnicas mirabolantes, a banda consegue se firmar soberana em um cenário cheio de públicos exigentes e xiitas. Entretanto, existe uma outra gama de público que é mais aberta e se empolga com certas evoluções, um público do qual este que voz escreve faz parte e tem total satisfação em ouvir coisas assim. E que venha mais qualidade para essa cena!
Ouça “Slow Down” pelo Spotify:
Saiba mais em:
https://www.facebook.com/MotherVulture
https://mothervulture.bandcamp.com