O co-fundador do Fleetwood Mac e influente guitarrista de blues rock Peter Green morreu aos 73 anos.
Os advogados que atuam em nome de sua família disseram em comunicado: “É com muita tristeza que a família de Peter Green anuncia sua morte neste fim de semana, enquanto dormia” – “Uma declaração adicional será fornecida nos próximos dias”.
Green, de Bethnal Green, no leste de Londres, formou o Fleetwood Mac com o baterista Mick Fleetwood em 1967.
Eles se uniram após a passagem de Green com Eric Clapton no Bluesbreakers, de John Mayall. Green e Fleetwood então convenceram John McVie a se juntar à banda como baixista, em parte nomeando a banda Fleetwood Mac.
Ele escreveu a faixa instrumental instantaneamente aclamada Albatross, que continua sendo o único hit número um da banda, além de outros dois hits iniciais, Black Magic Woman e Oh Well. E foi sob a direção de Green que eles produziram seus três primeiros álbuns.
O álbum de estreia da banda foi lançado em 1968. Simplesmente chamado de Fleetwood Mac, mas também conhecido como Peter Green Fleetwood Mac, ganhou elogios e alcançou o número quatro nas paradas.
Green deixou a banda após uma última apresentação em 1970, enquanto lutava com sua saúde mental. Ele acabou sendo diagnosticado com esquizofrenia e passou um tempo no hospital em meados dos anos 70.
Ele se casou com Jane Samuels em janeiro de 1978. Eles se divorciaram em 1979 e tiveram uma filha.
Green estava entre os oito membros da banda – junto com Stevie Nicks, Lindsey Buckingham, John McVie, Christine McVie, Danny Kirwan e Jeremy Spencer – que foram introduzidos no Hall da Fama do Rock & Roll em 1998.
A notícia de sua morte acontece dias depois que o Fleetwood Mac anunciou que lançaria um conjunto retrospectivo documentando os primeiros anos da banda entre 1969 e 1974.
FONTE: BBC