Resenha: Mitra – Enigma (2014)

Bandas de Heavy Metal como o Mitra de Belém (PA) fazem um som que deixa o Brasil de “peito estufado” quando o assunto é profissionalismo e qualidade. Ano após ano presenciamos surgimentos ou revelações de grandes promessas, mas infelizmente, alguns grupos se tornam mais visíveis que outros, e devido a fatores como condições financeiras, planejamento ou firmação de parcerias, o alcance de algumas bandas fica bastante limitado -, isso quando estas não ficam pelo caminho.

Mas isso nunca atingiu o ânimo de Edu Souza (vocal), Joelcio Graim e Sandro Soares (guitarras), Joe Ferry (baixo) e Flavio Campos (bateria), pois quando a banda completou vinte anos de carreira o quinteto lançou este debut que pode deixar muita banda mainstream no chinelo. A produção é de primeira linha e o conteúdo sonoro beira a perfeição

O álbum de dez canções traz grandes riffs, solos primorosos e uma performance vocal afinadíssima. É só você conferir em “The Way of Steel” que começa mansa até a entrada do primeiro riff que dispara no Metal cortante. A essa altura o ouvinte já tenta colocar o queixo no lugar.

A inteligência desses caras para compor expande de forma coordenada em “The Final Brains” (a que me fez apertar o repeat), que marca mais pressão nas bases e “destrói” tudo após uma “parada mortal” no meio da faixa, mas há aquelas que investem em passagens ‘mid-tempo’ como em “Children of Metal” e “In The Blackland”.

Os “ôh-ôh-ôh!” típicos do Metal tradicional ficam por conta de “The Gates of Hell”, já “Prayer of Salvation” e “Lady Dance” imprimem toda a elegância das melodias, mas a pegada do álbum é representada mesmo por canções como a pesadona “Eternal Fall”, que antecede a incendiária “Bravery” e “Bloodhunters”, onde os solos de guitarra se mostram supremos.

Não preciso dizer que o Mitra merece um lugar de destaque no cenário nacional, mas com certeza isso não demorará muito se a banda continuar lançando trabalhos como este. Que venha a ascensão!

12814528_983642151732461_4553107299825083095_n

Formação:
Edu Souza (vocal);
Joelcio Graim (guitarra);
Sandro Soares (guitarra);
Joey Ferry (baixo);
Flavio Campos (bateria).

Faixas:
01 – The Way of Steel
02 – The Final Brains
03 – Children of Metal
04 – The Gates of Hell
05 – In The Blackland
06 – Eternal Fall
07 – Bravery
08 – Prayer of Salvation
09 – Bloodhunters
10 – Lady Dance

Encontre sua banda favorita