O guitarrista do MISFITS, Doyle Wolfgang Von Frankenstein afirmou que o baterista do METALLICA, Lars Ulrich estava certo quando processou a Napster, no ano 2000. A declaração foi dada ao “The Liquid Conversations“, quando o tema era sobre as mudanças na indústria musical.

“O que mais suga é que todo mundo rouba música. Você gasta cem mil dólares para fazer um disco e todos esses merdas vêm apenas roubá-lo. Então eles querem mais e você é um idiota porque está fazendo um Meet & Greet por 50 Dólares para compensar isso, o que você não quer fazer. Você acha que eu quero conhecer todas essas pessoas. Eu apensa quero tomar a porra de um banho e ir embora, já fiz o meu trabalho”.

Doyle prosseguiu rebatendo aos que o criticam por cobrar pelo Meet & Greet:

“Você quer roubar merda? E se eu estivesse fazendo uma motocicleta e alguém viesse e a levasse sem pagar, não seria crime? Por que não podemos punir as pessoas por roubar músicas? Deveria haver uma multa de 10.000 Dólares por isso. Eles deveriam policiar essa merda. Desliguem a internet por um dia e consertem isso”.

Quando perguntado sobre como ele lida com a questão da música baixada ilegalmente, agora que ele está lançando os discos do MISFITS através de sua gravadora, ele respondeu:

“Eu não sei. Como posso abordar isso? O que você vai fazer? Assim que alguém comprar o disco, onde estará? Estará lá para todos roubarem”.

O Spotify também foi alvo da fúria de Doyle, que criticou os pagamentos irrisórios que o serviço de streaming de música paga aos detentores dos direitos autorais:

“Foda-se. Como artista você não ganha nada. São 9 Dólares por mês e você pode ouvir uma música dez mil vezes se quiser, se houver tempo para você ouvir dez mil vezes. Eu não sei, não posso fazer as contas, mas quanto você acha que uma banda recebe? É como se fosse um centésimo, talvez um milésimo de centavo que você ganha . Você está brincando? Minha namorada (N do R: a vocalista do ARCH ENEMY, Alissa White-Gluz) foi ao escritório dele e disse que era uma loucura. Eu (no lugar dela) teria quebrado tudo”.

Por fim, Doyle defendeu o METALLICA no famoso caso em que a banda de Lars Ulrich processou a Napster por esta ter disponibilizado para download uma versão demo de “I Dissapear” antes mesmo de a música ser lançada oficialmente. A banda entrou com uma ação judicial, alegando que a plataforma estava ilegalmente permitindo que usuários fizessem download de músicas sem repassar os devidos royalties:

Lars estava certo quando processo a Napster. E todos achavam que ele era um idiota. Ele não fez isso por ele, ele tem a porra do dinheiro. Ele fez isso por idiotas como eu.”

Embora os serviços de streaming de música do Spotify tenham recebido muitas críticas pelos baixos valores pagos, a realidade é que muitos artistas abraçaram a plataforma, muito em virtude de a internet nos dias de hoje ser uma ferramente da altíssimo alcance. Em 2018, cada música tocada rendeu míseros U$ 0.00014123, o que significa que um artista ganharia 100 Dólares somente depois de mais de 703 mil acessos. No nível premium, o Spotify paga 0,00066481 por cada acesso, e somente após mais de 150 mil acessos que um artista pode lucrar 100 Dólares.

Fonte: Blabbermouth