Como membro de uma das bandas de Nü-Metal de maior sucesso comercial que existe, Mike Shinoda do Linkin Park, tem algumas qualificações quando se trata de falar sobre o gênero tão difamado. Aparecendo recentemente no canal ‘Kerrang! Rádio’ (veja abaixo), Shinoda foi questionado sobre o surgimento do Emo-Rap e como ele atualmente enfrenta uma forma semelhante de controle que o Nü-Metal enfrentou quando surgiu pela primeira vez.
Shinoda comentou o seguinte sobre isso:
“Honestamente, eu vivi nem sei quantas irritações de, ‘Essa coisa está morta, e aquela coisa está sendo cafona …’ E isso volta ao redor. O Nü-metal passou da maior coisa do planeta para a coisa mais brega do planeta e para a coisa mais legal novamente.
“O que quero dizer é que essas coisas são típicas e temos uma nova geração de artistas — não apenas rappers — mas artistas em geral que estão injetando muito Rock e outros estilos em suas músicas. É emocionante — eu não odeio isso.
De Iann [Dior] a 24KGoldn, e Kid LAROI e Trippie Redd e até Post Malone! Post é uma estrela do Rock. Ele é cantor, guitarrista, e as pessoas pensam nele como um rapper porque ele se apresenta assim às vezes, mas música é só música, cara. Eu não estou preso a nenhum desses gêneros de lixo.”
Ele continuou:
“Faz parte da missão do Linkin Park. Éramos chamados de Hybrid Theory antes do álbum e desempenhamos um papel nisso — nenhum de nós tentou alegar que quebramos as fronteiras entre os gêneros, mas desempenhamos um papel na quebra das fronteiras entre os gêneros. E é engraçado porque alguns da nova geração nem sabem como as coisas eram antes de bandas como nós, e então álbuns como ‘Hybrid Theory’ e assim por diante mudaram a maneira como as pessoas olhavam para a música.
Eles nasceram depois disso, e nasceram nas coisas que são, gêneros mistos. Tipo ‘Ei, qual é o seu tipo de música favorito?’ ‘Oh, tanto faz.’ Quando eu era criança, se alguém dissesse: ‘Qual é o seu tipo de música favorito?’, Você teria uma resposta. Era esse tipo. Era Rap, era Metal, era um tipo específico de Metal, e pronto.
‘Você ouve essas coisas também?’ ‘Não, foda-se essas coisas.’ Seria muito sério. E agora as pessoas nem pensam sobre isso. Eu ouvi Led Zeppelin porque os Beastie Boys usavam samples deles.
Meu primeiro show foi Public Enemy com Anthrax e Primus. Esses caras estavam abrindo caminho para o que estava me ensinando sobre a mistura de gêneros. A raiva tinha acabado de sair! Foi louco.”
O álbum de estreia do Linkin Park de 2000, “Hybrid Theory”, atualmente atinge 12x multi-platina apenas nos Estados Unidos, superando os pontos altos da carreira vividos pelos pioneiros do Nü-Metal, o Limp Bizkit (“Significant Other” atingiu 7x multi-platina) e Korn (“Follow The Leader” atingiu 5x multi-platina). Se você quiser se aprofundar mais no sucesso comercial da carreira do Linkin Park, pode dar uma olhada nos inúmeros prêmios de vendas que eles receberam da RIAA aqui.
Fonte: ThePRP
“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
*Disponível apenas para Android”