Mike Portnoy, amigo de longa data de Neil Peart, diz que já sabia há algum tempo que o falecido baterista do RUSH estava lutando contra um câncer no cérebro. “Sim, eu sabia há cerca de dois anos e mantive isso em segredo”, disse o ex-baterista do DREAM THEATER durante uma aparição segunda-feira, 13 de janeiro no “Trunk Nation” da SiriusXM. “Era algo que ele e todo mundo que era próximo a ele, obviamente, se esforçavam muito para manter em segredo. E esse era Neil – ele era um cara muito, muito particular.”

“Mesmo sabendo que há tanto tempo eu meio que tive tempo de me preparar psicologicamente para o falecimento dele, mas mesmo sabendo que isso estava inevitavelmente chegando, não foi fácil; Para o resto do mundo, que não sabia disso, isso deve ter surgido completamente do nada – não consigo nem imaginar como deve ser chocante.”

Segundo Portnoy, os últimos três dias foram “surreais”, pois ele teve que aceitar a perda de seu amigo e uma de suas maiores influências musicais. “Foi um clima horrível nos últimos dias”, disse ele. “Eu tenho dado muitas entrevistas para homenagens de rádio como essa e outras coisas assim. Então, foi bom continuar falando sobre Neil, lembrando dele e publicando sobre ele online. Mas dói, cara. Eu não me sinto assim desde as mortes de John Lennon, John Bonham ou Frank Zappa. Mas é ainda mais difícil porque eu não conhecia John Lennon ou John Bonman ou Frank Zappa, mas Neil eu conhecia e tinha um relacionamento próximo. Então tem isso também, o que apenas torna a situação ainda mais horrível. Foi um fim de semana difícil demais”.

Encontre sua banda favorita