Mike Portnoy: Álbum novo do Metal Allegiance sai em junho de 2018

Jimmy Kay, da The Metal Voice do Canadá, falou recentemente com o baterista da Sons of Apollo, Metal Allegiance e antigo Dream Theater, Mike Portnoy, no The NAMM Show 2018 em 26 de janeiro de 2018 no stand da Tascam e Nuclear Blast. Portnoy falou sobre a formação da Metal Allegiance, os shows da Sons of Apollo e seu filho de 18 anos, Max Portnoy, que está seguindo os passos de seu pai como baterista.

Quando perguntado sobre a história do Metal Allegiance para os fãs que não estão familiarizados:

“Começou há muitos anos como um grupo de amigos, eu e os caras do Testament, Megadeth, Pantera e Anthrax, somos todos parceiros de longa data. Nós ainda somos fãs de Metal, ainda amamos Kiss, Iron Maiden, Judas Priest e Black Sabbath, então começamos a fazer esses shows onde tocávamos por diversão, fazendo covers e depois de alguns anos, quatro de nós, David Ellefson, eu, Alex Skolnick do Testament e Mark Menghi, que é o autor intelectual por trás disso. Os quatro decidimos fazer um álbum de música original há alguns anos, foi ótima experiência e agora temos um segundo álbum que será lançado no início do verão. O álbum está pronto e sairá em junho de 2018.”

Quando perguntado se Sons of Apollo é uma banda real no sentido tradicional:

“Eu acho que Sons of Apollo será muito parecido com o Winery Dogs. Winery Dogs ficou na estrada durante anos tocando em centenas de shows realmente construindo a base de fãs como uma banda. Os Sons of Apollo terão a mesma ética profissional. Tudo o que faço lá é uma fina linha entre um projeto e uma banda, é só um título. Para mim, tudo o que eu faço é uma banda; é apenas uma questão do quanto podemos trabalhar juntos. Estamos comprometidos com isso nos Sons of Apollo e vamos passar todo o ano de 2018 juntos na estrada.”

Quando perguntado por que ele decidiu voltar ao Prog Style com o Sons of Apollo depois de deixar o Dream Theater:

“Eu nunca abandonei isso, sempre vai ser parte de mim, e foi só depois de sair do Dream Theater que eu quis experimentar estilos diferentes, sons diferentes. Metal Allegiance é Thrash e Winery Dogs é mais um rock clássico. Esse estilo de música que Dream Theater faz sempre vai fazer parte de mim. Foi o Derek Sherinian que estava me empurrando para que a gente fizesse. Então, nós fizemos. Uma vez que começamos a escrever, foi além do mundo do Dream Theater, agora é uma espécie de Hard Rock, um Metal progressivo e Jeff Scott Soto traz muita profundidade pra coisa toda.”

Quando perguntado se ele alguma vez consideraria fazer uma noite especial de Sons of Apollo e Dream Theater:

“Não está fora de questão, mas pode ser estranho para mim abrir para a banda que eu formei e construí por 25 anos. No entanto, nunca digo nunca”.

O álbum de estreia de Sons of Apollo, “Psychotic Symphony“, foi lançado em 20 de outubro pela InsideOut Music.

Confira a entrevista inteira  (em inglês!):

Encontre sua banda favorita