Mikael Åkerfeldt do Opeth presta homenagem a Burke Shelley do Budgie

O vocalista do OPETH , Mikael Åkerfeldt , prestou homenagem ao vocalista/baixista Burke Shelley dos lendários roqueiros galeses BUDGIE, que morreu na segunda-feira, 10 de janeiro, aos 71 anos.

Hoje cedo, Mikael levou para as mídias sociais do Opeth para escrever: “Eu quase engasguei com o meu café esta manhã, quando eu li que um dos meus ídolos, o grande Burke Shelley de BUDGIE havia falecido Que perda terrível.!

“A maioria das pessoas conhece o BUDGIE como a banda que o METALLICA cobriu ( ‘Breadfan’ , ‘Crash Course In Brain Surgery’ ) anos atrás. Eles permaneceram como oprimidos na cena, mesmo que estejam lá no início da criação do hard rock e da música heavy metal.

“Eu acho que Burke era um daqueles caras que se sentiam bastante desconfortáveis ​​com a etiqueta de heavy metal, mas é inegável que eles foram fundamentais para trazer isso para as massas. Eu os encontrei nos anos 80. Um amigo meu (obrigado Stefan ! ) me tocou ‘Bandoiler’ de 1975. Não foi o lado pesado da música deles que me atraiu , mas sim o lado gentil. Músicas como ‘Slipaway’ são lindas. E a majestosa ‘Napoleon Bona-Part 1 & 2’ apresentaram dinâmicas que muitos de seus colegas simplesmente não tinham. Desde então, tenho uma seção BUDGIE bastante impressionante . Seu lado mais suave continua sendo minha parte favorita de sua música. ‘Everything In My Heart’,‘You And I’ , ‘Make Me Happy’ , ‘Young Is A World’ e assim por diante. Burke tinha uma qualidade de jazz em sua voz, assim como a habilidade de gritar como os melhores. Acho que ele era um grande fã de Paul McCartney , ou pelo menos é o que eu ouço.

“Gravamos 2 álbuns no estúdio Rockfield em Monmouth/País de Gales, que era uma espécie de estúdio para BUDGIE . Lembro-me de esperar que eles aparecessem , mas eles nunca o fizeram. Por que eles fariam? Sonhos infantis em meu nome. Infelizmente nunca os conheci, mas consegui vê-los ao vivo duas vezes, e são fantásticos!

“Obrigado Burke , por toda a sua música fantástica! E nossas sinceras condolências à família Shelley , bem como aos demais membros da banda, do passado e do presente.”

Fonte: https://www.facebook.com/Opeth/

A notícia do falecimento de Burke foi compartilhada na segunda-feira por sua filha Ela . Ela escreveu no Facebook: “É com grande tristeza que anuncio a morte de meu pai, John Burke Shelley . Ele faleceu esta noite enquanto dormia no Hospital Heath em Cardiff, sua cidade natal. Ele tinha 71 anos. Por favor, respeite a família nesse período.

“Com amor, Seus quatro filhos: Ela , Osian , Dimitri e Nathaniel .”

Dois anos atrás, Shelley disse que sofria de aneurisma da aorta – um inchaço perigoso e anormal da artéria principal que fornece sangue ao corpo. Ele também estava lutando contra a síndrome de Stickler, um distúrbio genético que pode causar sérios problemas de visão, audição e articulações. Na época, ele disse ao Wales Online que recusou a cirurgia por causa do risco de causar danos irreparáveis ​​​​na coluna vertebral.

“Quero viver a vida que me resta e não ser aleijado”, disse ele. “Tenho fé em Deus e não me preocupo para onde estou indo. Então, só irei quando Ele decidir me levar e, enquanto isso, continuarei fazendo o que quero fazer. Simples. como aquilo.”

Shelley disse que a cirurgia que ele fez em 2010 para um aneurisma da aorta resultou em danos ao diafragma, deixando-o incapaz de cantar corretamente.

Muitas vezes pensado como um cruzamento entre BLACK SABBATH e RUSH , a roupa subestimada influenciou inúmeros atos, apesar de suportar inúmeras mudanças de formação ao longo de sua história.

O grupo foi formado originalmente em 1967 em Cardiff, País de Gales, composto por Shelley (vocal, baixo), Tony Bourge (guitarra) e Ray Phillips (bateria), e no início dos anos 1970 eles fecharam um contrato com a MCA Records .

Esta formação inicial continua a ser a mais definitiva do BUDGIE , devido ao fato de que gerou três dos melhores álbuns do grupo – o debut auto-intitulado de 1971, “Squawk” de 1972 e “Never Turn Your Back On A Friend” de 1973 – enquanto o peculiar do grupo os títulos das músicas se tornaram uma marca registrada do trio (canções como “Nude Disintegrating Parachutist Woman” , “Hot As A Docker’s Armpit” , “In The Grip Of A Tyrefitter’s Hand” e “You’re The Biggest Thing Since Powdered Milk” ).

Apesar de construir um número considerável de seguidores em sua terra natal (sem nunca sair do status cult nos Estados Unidos), Phillips deixou o grupo antes de seu quarto álbum, “In For the Kill!” , de 1974 , substituído pelo recém-chegado Pete Boot , que por sua vez desencadeou uma enxurrada de mudanças constantes de formação ao longo dos anos para o grupo (o único membro constante do BUDGIE desde o início foi Shelley ). Outros lançamentos foram lançados ao longo dos anos 70, incluindo “Bandolier” de 1975 .

Shelley e companhia permaneceriam juntos por mais alguns anos antes de se separarem discretamente em meados dos anos 80. Mas quase assim que eles se separaram , vários grupos de alto perfil começaram a fazer covers de clássicos do BUDGIE , incluindo METALLICA ( “Crash Course In Brain Surgery” e “Breadfan” ), IRON MAIDEN ( “I Can’t See My Feelings” ), enquanto em seus primeiros dias de clube, o VAN HALEN era conhecido por fazer cover da faixa-título de “In For The Kill!”

Encontre sua banda favorita