A biografia “To Live Is To Die: The Life And Death Of Metallica’s Cliff Burton” será relançada no dia 6 de setembro pela Jawbone Press. O livro foi escrito pelo autor britânico Joel McIver em 2008, responsável por várias biografias do Rock e Metal, incluindo membros do Megadeth, Deep Purple, Soulfly e Sex Pistols.
A obra biográfica de Cliff Burton receberá uma atualização que consiste em um prefácio do guitarrista do Metallica, Kirk Hammett, e um novo posfácio escrito pelo baixista do Anthrax, Frank Bello, além de um material extra abordando o legado contínuo de Burton desde a publicação da edição original.
“To Live Is To Die: The Life And Death Of Metallica’s Cliff Burton” terá também entrevistas com várias pessoas próximas ao ex-baixista do Metallica, incluindo seu professor de baixo Steve Doherty, os fotógrafos e autores Brian Lew e Harald Oimoen, da Bay Area, o fundador do Exodus, Gary Holt, o fundador do selo Metal Blade, Brian Slagel, o fotógrafo Ross Halfin, o primeiro técnico de guitarra Chuck Martin, o gerente do primeiro fã-clube do Metallica, KJ Doughton, o produtor dos álbuns “Ride the Lightning” e “Master of Puppets” Flemming Rasmussen, o repórter que fez a última entrevista com Cliff, Jörgen Holmstedt, o roadie John Marshall, que também estava no acidente que causou a morte do músico, o fotógrafo Lennart Wennberg, que estava no local do acidente e a última namorada de Burton, Corinne Lynn.
Cliff Burton foi o baixista do Metallica de 1982 a 1986. No período, gravou os três primeiros – e clássicos – álbuns da banda, “Kill ‘Em All” (1983), “Ride the Lightning” (1984) e “Master of Puppets” (1986), que venderam, juntos, aproximadamente 100 milhões de cópias no mundo inteiro.