Metallica é um dos pilares do Thrash Metal até os dias atuais. A banda lançou grandes trabalhos e é aclamada até os dias de hoje por isto. Porém, muitos de seus fãs ainda acusam os músicos de terem “se vendido” por lançarem álbuns mais recentes que são bem diferentes dos primeiros trabalhos da banda.

Em uma conversa durante um programa de TV este assunto foi colocado em pauta e, diferente do que muitos pensam, as acusações de que a banda havia mudado sua sonoridade e terem deixado de serem agressivos não vieram a partir do álbum Metallica (1991) – conhecido como Black Album – mas sim quando decidiram colocar violões em uma faixa ainda no Ride the Lightning (1984).

Quer conferir este trecho onde falam sobre? Basta clicar abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=NiM_qKn_acE

Considerados precursores do Thrash Metal, a banda segue tendo enorme relevância para os amantes do Metal. Mas, como acontece com várias bandas, ao experimentarem uma sonoridade distinta daquela que os fãs estão acostumados sempre há aquela reprovação vinda por muitos. A banda experimentou isto de forma mais intensa a partir do álbum Metallica (1991), porém isto ainda piorou com os trabalhos seguintes onde a banda explorou outras sonoridades do Rock e deixou as características do Thrash Metal para trás.

Mesmo que muitos falem que são álbuns ruins, na verdade são apenas trabalhos diferentes daqueles que a banda costumava lançar. Perderam agressividade, porém ganharam novas sonoridades em outras áreas como, por exemplo, melodias melhores e mais bem trabalhadas.

Existem sim bandas que optam por um som mais comercial visando atingir um número maior de público. Pode ser que o Metallica tenha optado por este caminho, mas, no caso deles, a banda ainda lançou bom material. Claro, como toda banda que lança bastante coisa, sempre existirá álbuns e músicas ruins, mas desconsiderar toda a obra da banda a partir do Black Album é um exagero.

Encontre sua banda favorita