Metal Voice – Entrevista com Renan Soares (Ring Of Time)

O Metal Voice é um quadro da Roadie Metal criado por cinco redatores, cujo o ponto em comum é o fato de serem, ou já terem sido, vocalistas de bandas de Rock/Metal. Nos textos, serão publicadas entrevistas com diversos vocalistas, onde cada um contará a sua história e trajetória até chegar no posto de frontman/frontwoman de uma banda, indo dos detalhes pessoais até o mais técnicos, com total enfoque na questão vocal.

No quadro de hoje conheceremos um pouco da história e da carreira de Renan Soares, vocalista da banda de Recife Ring Of Time, redator da Roadie e um dos criadores deste quadro “Metal Voice”.

Renan Soares (banda solo)

Roadie Metal: sempre começo perguntando aos vocalistas qual foi o motivo que eles começaram a ouvir Rock/Metal, dessa vez, gostaria de saber qual foi o efeito do Rock na sua vida e se isso o influenciou a ser vocalista.

Renan: O desejo de ser vocalista exisitiu desde antes de eu ingressar ao universo da música pesada, pois desde sempre eu tinha esse desejo, eu sempre gostei de cantar em karaokês, mas me faltava coragem para investir nesse sonho, e isso aumentou ainda mais depois que comecei a ouvir Rock e Metal aos 13 anos de idade, tanto que virou um sonho de infância ser frontman de uma banda de Rock.

Roadie Metal: como foi a sua trajetória no vocal? Como começou?

Renan: Como eu disse na resposta anterior, o sonho de ser vocalista sempre esteve presente na minha vida, mas o momento em que finalmente decidi investir no sonho foi depois que cantei pela primeira vez em um karaokê ao vivo com banda em um bar aqui da minha cidade. Engraçado, porque eu estava com a minha prima, e eu tinha dito para ela não me gravar cantando, o que obviamente ela não escutou. Mas, ainda bem que ela fez isso, porque foi por conta desse vídeo que eu vi que havia um potencial a ser explorado ali, e depois disso foi uma reação em cadeia – iniciei minhas aulas de canto (isso lá pelo final de 2017) e pouco depois tive a iniciativa de formar a minha banda, que é a Ring of Time.

Roadie Metal: eu e você criamos este quadro (Metal Voice), o que você acredita que estamos levando aos nossos leitores com essas entrevistas?

Renan: Um pouco da experiência individual de cada vocalista que aqui aparece, e que pode servir como incentivo para aqueles que desejam mergulhar nesse mundo. E inclusive, mostrar que todos tiveram que começar de algum ponto, e que não nasceram sabendo, como muitos por aí acham.

Roadie Metal: quais técnicas você utiliza, estuda e deseja aprender?

Renan: Eu utilizo mais voz limpa mesmo, e confesso que é um pouco por limitação e medo de arriscar algo mais complexo. Falo isso porque eu quero muito aprender drive, mas também não quero fazer de qualquer jeito e acabar ferindo as cordas vocais.

Roadie Metal: como é o seu cuidado com a voz durante o dia a dia, shows e ensaios?

Renan: Durante o dia a dia depende muito, confesso que eu só faço exercícios e aquecimentos antes de cantar, e talvez essa não seja a forma ideal de cuidar da própria voz. Mas há tempos eu nunca deixo de aquecer antes de cantar, mesmo que todo o processo seja um grande pé no saco, mas é necessário. Além disso, desde que tive um problema de refluxo que me deixou sem cantar por 3 meses, eu evito comer coisas pesadas antes de cantar.

Roadie Metal: qual a sua opinião sobre os vocalistas que negligenciam os cuidados e estudos da voz?

Renan: Até demais, acho triste que muitos vocalistas achem que os cuidados não são necessários, mas é aquilo, a vida é uma questão de escolhas, cada um faz a sua e lida com as consequências da mesma. Mas uma coisa que eu acho é inadmissível é esses vocalistas que negligenciam os cuidados muitas vezes incentivarem outros a fazerem o mesmo, por exemplo, eu fico impressionado com a quantidade de vocalistas por aí que dizem que fumar e beber melhoram a performance vocal deles, quando o efeito é na verdade o contrário. Por isso eu digo, não negligenciem, porque se você ferir suas cordas vocais, não tem volta, é só ladeira abaixo.

Roadie Metal: você acredita que é necessário ter um talento nato para ser um bom vocalista?

Renan: Primeiramente, ninguém nasce com “talento”, menos ainda com aquilo que chamam de “dom”, todas as vozes são boas para canto, é tudo uma questão de saber lapida-la, e para isso existe as aulas de canto. Eu já tive esse pensamento de que eu não tinha voz para cantar, e cá estou hoje.

Roadie Metal: quais são as suas inspirações para cantar?

Renan: Primeiramente, Billie Joe Armstrong, pois sou um fã nato de Green Day e ele foi uma das minhas primeiras referências de frontman de Rock. Além dele eu me inspiro muito em Bruce Dickinson, mais na performance de palco dele, já que minha extensão é muito diferente da dele (ele é tenor, eu sou barítono). Till Lindeman, do Rammstein, também é uma referência que tem um registro de voz parecido com o meu, Greg Graffin do Bad Religion também. E claro, não posso deixar de mencionar Myles Kennedy, que é o meu pastor e nada me faltará (risos).

Roadie Metal: por último, quais os seu planos futuros tanto no Ring Of Time e projetos pessoais.

Renan: Ainda não temos planos para autoral, mas estamos nesse momento em preparação para uma produção a qual não posso dar detalhes por agora. Nos segue nas redes sociais que em breve anunciaremos as novidades (risos). E por minha parte pessoal, recentemente eu gravei uma live session com uns músicos amigos e no dia 27 de agosto estarei lançando na íntegra no meu canal no Youtube, e até esse grande dia, estarei postando covers novos todas as sextas-feiras, então me segue lá para acompanhar as novidades.

Ring Of Time

Acompanhe o Renan Soares pelas redes sociais e canal do YouTube:

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCxbGegeSbx9lxsuq7T2rxeg
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100055480241866
Instagram: @renan.hosoares

Encontre sua banda favorita