Metal Voice: entrevista com Miguel Arruda, vocalista da Arruda e os Danados

Metal Voice é um quadro da Roadie Metal criado por cinco redatores, cujo o ponto em comum é o fato de serem, ou já terem sido, vocalistas de bandas de Rock/Metal. Nos textos, serão publicadas entrevistas com diversos vocalistas, onde cada um contará a sua história e trajetória até chegar no posto de frontman/frontwoman de uma banda, indo dos detalhes pessoais até os mais técnicos, com total enfoque na questão vocal.

No quadro de hoje conversaremos com Miguel Arruda, vocalista da banda de Indie Rock chamada Arruda e os Danados.

Arruda e os Danados é uma banda de Blues Rock/Indie Rock formada em Araraquara – SP em 2019. Os músicos se conheceram na Opus, uma escola de música da cidade. A primeira apresentação da banda já aconteceu em dezembro daquele mesmo ano no SESC da cidade.

Para saber um pouco mais sobre a banda, confira o quadro Aumenta o Som Aí #50: Arruda e os Danados.

Então vamos para a entrevista. Confira abaixo!

Roadie Metal – Vamos começar do início: como começou sua relação com a música? Tem alguma primeira lembrança marcante?

Minha relação com a musica começa ainda criança, meu pai era baterista, tocava na igreja. Nos acampamentos eu aprendia alguns andamentos com meu pai, levadas simples na bateria.

Roadie Metal – Bom, e por que decidiu ser vocalista? Algo em especial te despertou maior interesse?

Na verdade eu não me considero um vocalista que toca guitarra, eu me considero um guitarrista que canta. Eu comecei porque na escola que eu dou aula (Opus Maníacos por música), tem as aulas de repertório (bandas formadas por alunos da escola) das quais eu ministro várias. Por esse motivo uma vez ou outra eu tinha que substituir o vocalista que faltou no ensaio, nessas eu peguei gosto. Montei o trio dos Danados com dois alunos meus (Henrique e Renan), e assumi os vocais de vez.

Roadie Metal – Vamos falar de referências agora: quais suas referências de vocalistas? Tem alguém que quando você ouviu decidiu “também quero fazer isto!”?

Inegável que minha maior referência no vocal depois que eu comecei a cantar é o Alex Turner do Arctic Monkeys, o timbre de voz, a maneira que ele leva o registro vocal pro nariz é sensacional. Sem contar o estilo da banda é muito foda.

Roadie Metal – Falando de épocas diferentes agora: gosta de algum vocalista da nova geração ou prefere o pessoal da velha guarda?

Na real que sim, cada vez mais surgem novos vocalistas que são muito bons. Mas isso acho que acontece mais no Pop internacional. Os artistas que estão ‘estourados’ agora são mais voltados pra esse estilo e são sensacionais, tipo, Bruno Mars, SIA, Hozier, etc. Acho que eu sou velho mesmo porque essa galera nem é da geração nova mais, mas por exemplo a Billie Elish tem um jeito de cantar que eu acho sensacional. Agora no Rock infelizmente a única revelação que tivemos foi o Josh Kiszka, que é um absurdo cantando, o infelizmente é só porque não teve mais ninguém.

Roadie Metal – há quanto tempo atua como vocalista da Arruda e os Danados e qual acredita ter sido o melhor show da banda? E qual sua melhor performance individual? Por quê?

Cara, os Danados a gente formou no final de 2019, visto que em 2020 já começou a pandemia, não tivemos muitas oportunidades de palco juntos. Tivemos mais experiência no estúdio por enquanto, gravamos 2 singles que estão nas plataformas digitais (Spotify, Deezer, Itunes). Por esse fato com certeza a apresentação mais memorável por enquanto foi a primeira, tocamos no Sesc Araraquara para um público bem legal.

Roadie Metal – Falando de forma mais técnica agora: tem alguma técnica vocal específica que você prefere utilizar? O que faz para atingir o resultado vocal que considera satisfatório?

Na verdade eu estou aprendendo todo dia coisas sobre a minha voz, eu tive uma ótima assessoria de canto com a Shirley Castro (Professora também na Opus), ela me deu várias dicas que me ajudou a conhecer minha voz muito melhor, mas ainda estou me descobrindo cada vez mais. Eu gosto muito de cantar ‘solto’, meio desleixado (não sei se isso faz sentido pra você), uma inspiração muito grande que eu tenho é o Cazuza, o jeito ‘descompromissado’ dele de cantar. E quanto a técnica vocal que eu prefiro utilizar é o registro de peito, eu gosto de cantar alto, mas mesclando com uns finais de frase jogando pra cabeça.

Roadie Metal – Sabemos que fazer música autoral é bem desafiador. Por que cantar música autoral e como faz para colocar a melhor nota para construir a melhor melodia para a música? É um grande desafio?

Na verdade pra mim musica autoral é um passeio, é a coisa que eu sou mais apaixonado na minha vida. Entender como funciona a relação entre cada nota na escala cromática é mágico, e como isso pode se agrupar e formar intenções diferentes. Cada coisa que você monta na música pode ter um sentimento completamente diferente um do outro isso é o mais legal da música. Sempre fui apaixonado pelo estudo de teoria musical.

Roadie Metal – Agora falando das músicas da sua banda: qual delas tem o maior orgulho de ter composto ou ajudado a compor? E tem alguma que tenha achado que tenha ficado ótima sua participação? Por fim: qual delas exige mais de você?

Cara, nos Danados, lançamos recentemente uma musica chamada Uma Carta Aberta a Mim Mesmo. Ela é a menina dos meus olhos, porque além de ter ficado com um peso muito legal que a banda toda curtiu, ela foi a primeira vez que eu senti como é se expressar e ser completamente autêntico em uma composição. Tipo, é como se você tivesse completamente desnudo daquela barreira emocional que a gente passa a vida construindo. Quando você lança uma musica dessa, permitindo que todo mundo que te conhece, te entenda da maneira mais íntima possível (claro que não é todo mundo que entende mas mesmo assim) é surreal a sensação.

Roadie Metal – Quando tudo começou? Que tipo de som fazem? O que já conquistaram? O que ainda pretendem conquistar? Qual trabalho autoral seu você gosta mais? Por que resolveram fazer Rock Autoral? Deixa aí para galera um resumo para poderem acompanhar o trabalho de vocês!

Bom nas outras perguntas eu ja falei bastante sobre os Danados, mas resumindo a gente se considera uma banda de Indie Rock, e o legal disso é que é muito amplo. Não estamos limitados em fazer um tipo de som, e não se surpreenda se de repente você ouvir a gente lançando um Folk Country, porque as vezes deu vontade de fazer e fizemos, vai saber. Com os Danados estamos lançando nosso terceiro single agora, já saímos até em capa de jornal. A maior conquista foi autonomia em compor e gravar. A gente tá liberto pra fazer o que gostamos.
Quem quiser sacar nosso som pode seguir a gente nas redes, estamos em todos os streamings de musica e nosso site: www.arrudaeosdanados.com.

Roadie Metal – Agora é para encerrar: quais dicas deixa para quem está começando na música? E para quem quer ser um vocalista: o que, na sua experiência, é importante fazer e quais passos dar para alcançar a melhor performance? Para finalizar deixe uma mensagem para os músicos autorais que querem apresentar sua arte para o mundo.

Você tem que se fazer duas perguntas. A primeira é ‘você quer viver disso?’. A segunda é ‘você consegue viver sem viver disso?’. As únicas respostas aceitáveis pra você continuar é Sim e Não respectivamente. Quando eu digo ‘viver’ quero dizer profissionalmente, fazer isso pra ganhar dinheiro.
Pra quem tá começando no canto: se você não nasceu conhecendo a sua voz, procura alguém qualificado pra te ajudar nisso. Cantar é basicamente “Respiração”, “Afinação” e “Confiança”. O resto você muda de acordo com o que curtir mais.

Para saber mais sobre a banda Arruda e os Danados, basta clicar nos links abaixo.

Facebook | Instagram | Site Oficial | Spotify

Encontre sua banda favorita