Hoje é sexta-feira e, de praxe, é dia de Metal Voice! RECAPITULANDO: este é um quadro da Roadie Metal especialmente criado para quem aprecia e se interessa por canto. Cinco redatores, cujo o ponto em comum é o fato de serem, ou já terem sido, vocalistas de bandas de Rock/Metal entrevistam grandes nomes do cenário metálico nacional e internacional, onde estes contam sua história e trajetória até chegar no posto de frontman/frontwoman de uma banda, indo dos detalhes pessoais até o mais técnicos, com total enfoque na questão vocal.

Nesta semana, teremos uma entrevista do vocalista de uma banda nacional em incrível ascensão – falaremos com Gabriel Carvalho, vocalista/tecladista da banda de XFears, de Campinas/SP. O XFears tem como objetivo produzir novas músicas Prog Metal para os fãs desse estilo, e deseja compartilhar suas músicas com o mundo todo. O álbum de estreia será lançado em agosto de 2021. Vamos lá?

Roadie Metal: Apresente-se e apresente sua banda.
Olá galera da Roadie Metal e leitores do site, é um prazer imenso estar por aqui com vocês! Sou o Gabriel Carvalho, fundador, vocalista e tecladista da XFEARS, banda de Prog Metal do Brasil.

Roadie Metal: Conte-nos, de onde surgiu a ideia de “ser vocalista” em uma banda de Rock/Metal, foi intencional ou foi por oportunidade?
Eu diria que foi primeiramente por necessidade! Eu sempre estudei muito piano erudito, teclado e instrumentos de teclas em geral. Porém com o passar dos anos, percebi o quão difícil era encontrar uma voz que se encaixasse no som da XFEARS e que aceitasse acima de tudo, críticas construtivas e cantar conforme as melodias que eu escrevia, portanto em um determinado momento eu pensei, porque não eu mesmo cantar os sons que eu componho? E aí iniciei de maneira forte os estudos vocais! Sempre cantei como backing vocal ou então outros estilos, como Pop, Rock/Pop, etc.

Roadie Metal: Você já se aventurou em outras praias – outros estilos -, ou, o Metal é a sua única morada?
Já me aventurei muito em música pop dos anos 70, 80 e 90. Por cerca de 9 anos eu fui vocalista de uma banda do estilo. Atualmente ainda canto em uma banda de Rock Britânico, porém minha paixão é o metal, especialmente o Prog Metal.

Roadie Metal: Dentro do seu universo musical, quais foram as principais vozes que lhe incentivaram a encontrar e definir o seu próprio estilo?
Sem dúvida alguma eu cito os 3 principais vocalistas no qual eu me espelho e espelharei para sempre: Geoff Tate (Queensryche), Warrel Dane (Nevermore) e Russel Allen (Symphony X). São meus heróis! \m/. Gravamos recentemente, inclusive, uma homenagem a um destes “meus heróis”, um tributo ao Nevermore!

Roadie Metal: A XFears já esta na estrada ha bastante tempo… pra você, quais foram as principais mudanças referentes ao vocal, durante os anos?
A XFEARS ficou estacionada por cerca de 17 anos se contarmos todos os momentos de pausa, portanto foi uma banda muito ativa em 2002/2003 e retomamos com força total em 2020. Eu considero que realmente nos profissionalizamos e nos estabilizamos em 2020, quando eu assumi as vozes e busquei dar uma identidade nova para a banda. Sem dúvida em 2020 foi um divisor de águas para mim como vocalista, pois tive a honra e oportunidade de estudar com o Mário Pastore, Leandro Caçoilo e atualmente com meu coach vocal, Diego Paiva.

Roadie Metal: Quando você compõe as letras para a banda, você ja pensa em como ira soar cantando, ou, vice-versa, vai cantarolando e procurando as palavras?
Meu processo de composição é bastante planejado (rsrsrs), pois como Engenheiro de formação, sou bem bitolado com isso… E as vezes isso é um problema… :D, porém o meu processo funciona da seguinte forma: Componho a letra inteira somente após ter a música pronta. Após isto vou para o piano para escrever/compor a melodia vocal (já em cima da letra) e finalmente eu vou para o estúdio para pré-produzir o som, onde comumente eu faço ajustes de melodia, letra, etc…

Roadie Metal: Outra pessoa escrever o que você ira cantar te atrapalha de alguma forma? Existe essa “liberdade” de escrita por parte dos outros integrantes?
Todas as letras da XFEARS são escritas por mim, portanto eu acho que o pessoal não se preocupa tanto com isso. Obviamente eu compartilho as ideias com eles e eles sempre me apoiam muito sobre o processo. Mas de forma alguma me atrapalharia cantar uma letra que não fosse minha, desde que condizente com a proposta da banda. Pois nós buscamos na XFEARS tratar de temas reais, que possam agregar algo para a vida das pessoas, ou que seja, contar uma história que possa inspirar as pessoas. Priorizamos temas relacionados à mente, pessoas, medos, entre outros.

Roadie Metal: Você mantém alguma rotina de ensaio de voz, de treino, fora os ensaios da banda em conjunto?
Sem dúvida! No mínimo 4 vezes na semana eu estudo em casa exercícios vocais, de respiração, interpretação, extensão vocal, etc. Além de aulas semanais com meu coach.

Roadie Metal:  Como você tem se mantido ocupado em meio essa (m**) de pandemia? Você tem mantido a voz em treinamento continuo?
Para ser honesto a pandemia foi positiva ao menos na questão de ter tempo para me dedicar ao máximo para aprimorar as técnicas vocais. Pois eu pude estudar muito e me preparar realmente bem para a gravação do nosso álbum, que será lançado em Agosto/21. Talvez em um momento comum eu não tivesse tanto tempo para esta preparação. Mas sempre estudo em casa e posso me dedicar ao máximo para melhorar minha voz.

Roadie Metal: você ainda estuda e busca técnicas que ainda não domina, para incremento em seu vocal?. Você mantém cuidados com a voz, do tipo, aquecimentos, evitar álcool, entre outros?
Sim,sem dúvida estudo demais diversas técnicas vocais. Sempre busco aprimorar o vibrato e principalmente os drives vocais. Atualmente estou estudando muito o Screaming, pois eu quero e busco dominar ao máximo tudo o que eu puder com relação às técnicas vocais. Mantenho muito cuidado com a voz. Não fumo, bebo muito pouco e me hidrato muito bem. Mantenho uma rotina de exercícios diários e durmo bem.

Roadie Metal: Alguma técnica diferenciada, de autoria sua?
Não possuo uma técnica de autoria minha, porém acredito que minha voz soe um pouco diferente no Prog Metal. Eu posso dizer que eu utilizo bastante voz de peito em uma região mais média/grave e busco colocar uma dose de rasp overdrive quando a melodia e o  som pede. Porém são técnicas já conhecidas e utilizadas por outros vocalistas. Eu busco ao máximo explorar o meu range vocal, de modo a soar de maneira interessante. Não busco cantar notas muito agudas, por questão de gosto mesmo. prefiro regiões médias e graves, pois acho que soa mais natural.

Roadie Metal: Falando em XFears, temos conhecimento de que o debut ja esta em andamento (com atraso da pandemia). O que você para nos deixar de spoiler?
Realmente, estamos a todo vapor na produção do álbum! O que posso dizer é que estamos na fase final, masterização das músicas e queremos muito que em agosto/21 o álbum esteja disponível ao pessoal. Faremos uma tiragem pequena de 500 Digipacks para serem vendidos com o pessoal que coleciona CDs. Será um material muito bonito. Espero que gostem! Quem quiser já garantir o seu é só entrar em contato com a banda, pelas redes sociais ou por e-mail. Em breve divulgaremos a capa, título e mais informações.

Roadie Metal: Recado dado! Mudando um pouco o assunto, gostaria de saber como foi esse hiato sofrido pela banda, desde seu surgimento até a formação atual, após tantos anos?
Esta é uma excelente questão! A banda realmente ficou parada por 17 anos devido aos meus compromissos pessoais. Eu não pude realmente dar a atenção que a XFEARS merecia. Porém em 2020, eu percebi que este sonho não poderia ficar parado por mais tempo. Neste momento recrutamos 2 grandes amigos e músicos, o nosso baterista Douglas Polent’s e Ricardo Roque, o nosso baixista (que é também um ótimo guitarrista). Junto a eles fechamos o time comigo nos vocais e teclados, Marcelo Monteiro e Gilmar Cazagrande nas guitarras. Agora sem dúvida é um caminho que queremos trilhar por muitos anos. Pois todos estão 100% empenhados e já estamos até pensando no segundo álbum! Somos todos muito amigos, a banda se dá muito bem fora dos palcos e dos ensaios.

Roadie Metal: Dentro do seu trabalho, você sente que de alguma forma “evoluiu” com o seu instrumento (voz), ou procura manter-se dentro de um padrão único?
Sem dúvida, evoluí muito como vocalista, porém ainda tenho muito para evoluir. É uma melhoria contínua, porém isto requer muito estudo e dedicação. Sem isso nada acontece. Mas estou nesta luta e sem dúvida farei o meu melhor para representar da melhor forma o XFEARS.

Roadie Metal: Gabriel, foi um imenso prazer ter-lhe recebido neste quadro, o qual carinhosamente você compartilhou sua vida conosco. Agradeço em nome dos fãs da banda e dos bangers que acompanham a Roadie Metal. Deixe sua mensagem!
Eu deixo aqui o meu grande abraço ao Giovani e a Roadie Metal que vem dando um apoio sensacional ao XFEARS, a todo o pessoal que tem curtido o nosso som e que tem nos apoiado através de nosso canal do Youtube (youtube.com/xfearsmetal), pois sem vocês, nada disto estaria acontecendo. Nós fazemos o som da XFEARS com muita paixão pelo Prog Metal e esperamos entregar a todos vocês um álbum realmente emocionante e que de alguma forma a nossa energia possa ser sentida ao ouvir o nosso som.

A cena Metal é muito desafiadora e somente através de muito esforço e dedicação se mantém viva neste país. Portanto eu peço o real apoio de todos que apreciam o Rock e Heavy Metal, divulgando ao máximo as bandas nacionais, pois temos muitas bandas excepcionais! Compartilhem, se inscrevam nos canais das bandas e espalhem por aí o nome das bandas Brasileiras. Juntos vamos fazer a cena crescer a cada dia! Um forte abraço a todos e se cuidem pessoal!

XFears é:

Gabriel Carvalho teclado e vocal
Douglas Polent’sbaterista
Ricardo Roque – baixista
Marcelo Monteiro guitarras
Gilmar Cazagrande – guitarras