Metal Voice: entrevista com Erich Martins (Heretic)

O Metal Voice é um quadro da Roadie Metal criado por cinco redatores, cujo o ponto em comum é o fato de serem, ou já terem sido, vocalistas de bandas de Rock/Metal. Nos textos, serão publicadas entrevistas com diversos vocalistas, onde cada um contará a sua história e trajetória até chegar no posto de frontman/frontwoman de uma banda, indo dos detalhes pessoais até o mais técnicos, com total enfoque na questão vocal.

No quadro de hoje conheceremos um pouco da história e da carreira de Erich Martins, vocalista das bandas Heretic, Tahra e Innuendo.

Roadie Metal: conte-nos como você se tornou um vocalista.

Erich: Desde muito cedo tive contato com a musica autoral, meus irmãos sempre compunham letras e canções e eu ainda criança ficava ali por perto assistindo aquele processo de criação que me atraiu e logo eu já estava compondo minhas musicas e executando na porta da minha casa com minha irmã que era a baterista. Usávamos bancos e tamboretes como se fosse os ton tons e bumbo e eu cantava o que eu ouvia no dia a dia da casa. Como minha mãe dizia para que meus irmãos ficarem em casa enquanto ela ia pro trabalho. O primeiro hit que escrevi com minha irmã foi: você não vai sair de casa. Algo que hoje já não é mais minha mãe que nos diz a todos isso né? kkkkkkk

Roadie Metal: quais são as suas principais influências?

Erich: Dio, Halford, Hughes, Wetton, Anderson (Ian And John), Plant, Mercury, James Dewar (Robin Trower Band), Jason Becker, Allan Holdsworth e Edward Van Hallen.

Roadie Metal: como você aprendeu a cantar?

Erich: NUNCA FIZ AULAS DE CANTO OU ALGO PARECIDO, foi tudo na base da tentativa e erro, sempre compondo com diferentes músicos e ouvindo os mestres, e tentando aplicar algumas técnicas que eu ouvia nos discos. E até hoje tem sido assim, buscando as influências na nuvem de informações que fui juntando ao longo da vida.

Roadie Metal: quais técnicas vocais você utiliza?

Erich: Fawcet, blues, soul , drive e o resto e mesmo natural porque não penso em técnicas ou algo parecido, simplesmente acrescento à determinada canção a entonação e história que ela pede ao longo do percurso.

Roadie Metal: como é a sua rotina de cuidados com a sua voz? E quando vai cantar?

Erich: Eu não tenho um cuidado em particular para cuidar da voz, simplesmente eu canto. As vezes quando fico muito tempo sem cantar , a voz retrai e fico sem confiança ate que pratico mais alguns dias e a voz volta a calejar e já tenho mais confiança para alcançar certas notas que sei que consigo e ate mesmo resistência , pois a voz em alta voltagem, em ritmo de concerto ou gravação tem que estar bem preparada . Quando vou cantar eu tento escolher bem o repertório inicial para que não force demais logo no inicio e que a voz aqueça naturalmente, e só.

Roadie Metal: você acha que para ser um vocalista de Rock/Metal é necessário ter algum tipo de talento nato?

Erich: Você tem que primeiramente gostar e explorar ao máximo as possibilidades, alguns fazem cursos de voz e aulas de canto lírico pra buscar uma entonação e aprender a ler partituras, mas no meu caso aconteceu dessa forma na infância, mas como disse anteriormente, você tem que aprender sempre e buscar também. Escrever e interpretar , portanto é um processo individual e as vezes acontece de já de muito cedo a pessoa ter um talento considerado nato, mas só a continuidade e persistência é que vão dizer se no final das contas existe algo mais para além do talento nato. Acontece hoje em dia e que músicos que não tem tanto talento, mas que trabalham duro, conseguem atingir o objetivo, enquanto grandes talentos não conseguem por se gabar única e exclusivamente disso, resumindo o trabalho duro se sobrepõe ao talento, quando o talento se recusa a trabalhar duro.

Roadie Metal: você já teve algum problema na voz que o deixou um período sem cantar? Se sim, fale um pouco a respeito.

Erich: Eu nunca tive nenhum problema que me inabilitasse de cantar a não ser uma laringite de tempos em tempos, mas além disso nunca. O meu ponto fraco é pipoca, pois sempre que como pipoca alguns dias depois tenho a garganta inflamada, creio que seja devido a casca do milho, mas além disso nada demais.

Roadie Metal: você acha que muitos vocalistas negligenciam o cuidado com a voz?

Erich: Cada um sabe oque faz, um guitarrista, baixista ou qualquer instrumentista que não se cuida para continuar a evoluir tende a ficar pra trás e com o tempo já não consegue desempenhar as suas habilidades como um atleta que não se cuida e acha que não precisa treinar, chega uma hora que só talento puro não basta.

Roadie Metal: quais dicas você pode deixar para os vocalistas iniciantes ou aqueles que se inspiram em você?

Erich: Continue a aprender sempre, nunca feche os olhos para estilos mesmo que não seja a sua praia, pois sempre haverá alguma coisa que se tire proveito, pois como diz minha mãe: conhecimento não ocupa espaço.

Roadie Metal: você canta outros estilos além do Rock ou Metal?

Erich: Eu tento absorver de tudo que me agrade de alguma forma, grandes compositores como: Burt Bacharach, Leonard Cohen, Smokey Robinson, Miles Davis, gosto muito de música instrumental, pois foi assim que descobri o Heretic, e procurei encontrar no meio daquilo tudo uma brecha para que eu pudesse encaixar as melodias. E os compositores clássicos, Mozart, Béla Bartók, Pagannini e Beethoven.

Roadie Metal: caso queira, deixe suas considerações finais.

Erich: Gostaria de agradecer a lembrança da minha pessoa e toda a equipe e principalmente a você Jéssica por se interessar pelo meu trabalho e ajudar a todos nos nessa busca constante pelo reconhecimento e para que nossa musica chegue ao máximo de pessoas possível e que assim chegue aos ouvidos certos e que faça alguma diferença na vida das pessoas.

Mais informações:
Heretic: https://allmylinks.com/heretic
Tahra: https://web.facebook.com/Tahra.Official2

Encontre sua banda favorita