O Metal Voice é um quadro da Roadie Metal criado por cinco redatores, cujo o ponto em comum é o fato de serem, ou já terem sido, vocalistas de bandas de Rock/Metal. Nos textos, serão publicadas entrevistas com diversos vocalistas, onde cada um contará a sua história e trajetória até chegar no posto de frontman/frontwoman de uma banda, indo dos detalhes pessoais até o mais técnicos, com total enfoque na questão vocal.
Hoje, temos um convidado muito especial, Aaron Stainthorpe é o vocalista de uma das maiores bandas de Doom Metal do mundo, sendo referência de vocal para bandas do gênero desde 1990.
Roadie Metal: Olá Aaron, é um prazer falar contigo, aqui no Brasil você é muito querido pelos fãs de Doom Metal e por mim também. Primeiramente, gostaria de saber quando você começou a cantar e se interessou pelo estilo de som que o My Dying Bride faz.
Aaron: Eu comecei minha jornada vocal em 1990, quando eu e alguns amigos decidimos formar uma banda. Eu nunca tinha cantado antes, mas estava ansioso para tentar. Calvin e Andrew tocavam guitarra e Rick estava na bateria, então peguei um microfone emprestado e simplesmente comecei a vocalizar. Foi ótimo, então formamos My Dying Bride e começamos a escrever músicas seriamente.
Roadie Metal: Quais são as suas principais influências de vocal?
Aaron: Naquela época era Tom Warrior (Celtic Frost), Quorthon (Bathory) e até Dave Gahan do Depeche Mode! Os dois primeiros vocais eram muito agudos e gritantes, mas Dave tinha um toque mais melancólico em sua voz e eu gosto muito disso.
Roadie Metal: Sempre pergunto aos vocalistas como cuidam da suas vozes, você poderia nos dizer um pouco sobre os seus cuidados com a sua voz?
Aaron: Acho que devo ter muita sorte por não ter uma necessidade real de cuidar da minha voz – ela parece cuidar de si mesma, felizmente para mim. Eu não tenho nenhum método pré-show para aquecer minha voz, eu apenas subo no palco e vou em frente. Nunca tive um problema e posso fazer cerca de 5 shows consecutivos antes de precisar de uma pausa.
Roadie Metal: Já aconteceu de você ter algum problema na sua voz que o impediu de cantar?
Aaron: Realmente não. Fizemos um longo show há alguns anos, mais de 2 horas e minha garganta estava começando a ficar um pouco dormente, mas consegui passar sem incidentes.
Roadie Metal: A forma como você canta é impressionante, você expressa seus sentimentos quando você está cantando?
Aaron: Sim, quando uso uma voz clara, pois é muito mais expressiva do que os guturais. Um dos principais motivos pelos quais eu desisti de fazer o vocal “growl” por um tempo foi porque eu queria expressar minhas palavras com mais consideração e também queria que as pessoas entendessem as letras que eu havia passado tanto tempo escrevendo. Mas a abordagem vocal do Death Metal é sempre boa para uma música mais agressiva, então essa é uma ferramenta útil.
Roadie Metal: Você canta outros estilos de música? Se sim, quais?
Aaron: Eu acabei de gravar alguns vocais de Black Metal para um pequeno projeto no qual estou ajudando um amigo, e foi divertido de fazer, mas normalmente fico com o estilo My Dying Bride, pois é quem eu sou.
Roadie Metal: Você gosta de alguma banda brasileira?
Aaron: Eu trabalhei com Libra alguns anos atrás quando ele assinou com a SONY e acabei de fazer isso novamente em um disco de caridade. Um cover da música do Depeche Mode “It Doesnn’t matter Two” que já foi divulgado! Eu gostaria muito de trabalhar com Wolfheart and The Ravens também, mas o tempo dirá.
Roadie Metal: Como você está lidando com este cenário de pandemia no mundo?
Aaron: Absolutamente bem. Mantenho-me ocupado e estou em casa, o que é mais ou menos o que eu fazia. Nem um pouco assustado. As vacinas estão sendo lançadas rapidamente aqui no Reino Unido, então, no final de 2021, todos teremos algumas vacinas. Não nos deixará imunes, mas ajudará e, com sorte, trará de volta os shows ao vivo.
Roadie Metal: Por último, deixe um recado para os fãs brasileiros de My Dying Bride.
Aaron: Olá a todos. Esperamos voltar e tocar mais uma vez em seu lindo país e ficar por mais tempo desta vez. Obrigado por manter a fé em My Dying Bride e vamos recompensar isso com os melhores shows de todos os tempos! Saúde.
“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”