Metal Além da Música é um quadro criado pelos redatores Jéssica da Mata e Renan Soares com o objetivo de falar sobre os principais estilos dentro do Rock, Metal e outros. A proposta é abordar características peculiares, estilo visual, ideais e mais. Como diz o título desta coluna: Metal Além da Música.

O Rock e o Metal são dois dos maiores gêneros musicais que surgiram com o propósito de “protesto”, marcando a sociedade através das décadas com seu visual e atitude. Com o passar dos anos, foram aparecendo novos estilos e vestimentas específicas e com eles outras idéias sobre diversos assuntos como política, sociedade, e religião.

Punks, grunges, góticos, emos, são alguns dos estilos que você vai conhecer por aqui, desde o seu surgimento, características, convicções e curiosidades.

O Hard Rock surgiu nos anos de 1960, mas durante a década de 1970, o Hard Rock se dividiu em diversos subgêneros como o Hair Metal, Glam Rock e Sleaze Rock. Nesta época, já existiam bandas como Aerosmith, Nazareth, Deep Purple, entre outras, fazendo o clássico Hard Rock. No final da década de 70, o Hard Rock começou a apresentar algumas características mais “exageradas”, com um visual extravagante, luxo e muitas festas para o público adulto em um clima cinematográfico.

A maioria das bandas de Glam Rock/Hair Metal tinha um objetivo em comum: ir para Hollywood e conseguir um contrato com alguma gravadora. Bandas como como Mötley Crüe, Poison, Kiss, Skid Row, Cinderella passaram ou nasceram pela Sunset Boulevard (Los Angeles).

Uma das principais bandas que fizeram história no Rock foi o Kiss, usando maquiagens, roupas inusitadas, shows com fumaça nas guitarras, pirotecnias e outros efeitos.

Musicalmente, o Hard Rock se caracteriza pelos riffs de guitarra com melodia, refrãos marcantes e letras sobre sexo, drogas e Rock’n’Roll, além das baladas românticas que nunca saem das rádios.

Outra banda importante foi o Twisted Sister, para eles, o visual das apresentações ao vivo era tão importante quanto suas músicas.


No Brasil, influenciados pelo Glam Rock e MPB, surgiu a banda Secos e Molhados no início dos anos de 1970.

A explosão Hard Rock 80 teve seu auge até meados dos anos 90, quando cedeu lugar ao grunge, uma proposta mais simples, sem exageros e sem produções caras, que talvez seja um dos motivos para a queda do “Hair Metal”.