Metal Além da Música é um quadro criado pelos redatores Jéssica da Mata e Renan Soares com o objetivo de falar sobre os principais estilos dentro do Rock, Metal e outros. A proposta é abordar características peculiares, estilo visual, ideais e mais. Como diz o título desta coluna: Metal Além da Música.
O Rock e o Metal são dois dos maiores gêneros musicais que surgiram com o propósito de “protesto”, marcando a sociedade através das décadas com seu visual e atitude. Com o passar dos anos, foram aparecendo novos estilos e vestimentas específicas e com eles outras ideias sobre diversos assuntos como política, sociedade, e religião.
Punks, grunges, góticos, emos, são alguns dos estilos que você vai conhecer por aqui, desde o seu surgimento, características, convicções e curiosidades.
Na edição de hoje você irá conhecer melhor sobre a subculura gótica, ou “darks” como ficou conhecido no Brasil. Os góticos não estão relacionados apenas com suas músicas, se trata de um estilo de vida que inclui também literatura, cinema, artes plásticas e vestuário. O movimento gótico surgiu no início da década de 1980 nos clubes noturnos da Inglaterra como o Batcave, considerado o local de origem da subcultura gótica.
É importante saber que os góticos não podem ser generalizados em apenas um estilo de visual ou som, há diversas influências para eles como a literatura gótica, expressionismo, existencialismo, cultura cabaré, niilismo e vários outros. Sendo assim, o visual, estilo de vida e música podem ser vários, como o Pós-Punk, Dark Wave, Gothic Rock, Gothic Metal, Metal Industrial, Electrogótico e vários outros.
Conheça alguns tipos de góticos:
Gótico Tradicional – Influenciados ainda pelo movimento Punk, usam muita maquiagem, piercings, moicanos e coturnos. Fãs de bandas como Sisters Of Mercy e Bauhaus.
Gótico Medieval – Apaixonados por construções antigas, cemitérios, igrejas, etc. Podem ser conhecidos como góticos românticos, usam pouca maquiagem e gostam de usar trajes da era medieval. Gostam de canto gregoriano e música celta.
Gótico Vitoriano – Influenciados pelo visual usado na década de 1940, vestidos longos, corseletes, luvas, chapéus e bengalas. Gostam de literatura e música clássica.
Gothic Lolita – É uma das subcategorias do estilo “Lolita”, o visual foi influenciado por Mana, líder da banda japonesa Malice Mizer.
Vampire Goth – Influenciados principalmente pelo cinema, ou seja, pelos filmes e contos de vampiros. Não gostam de apenas um tipo de som, mas busca qualquer música sobre vampirismo.
Gothic Cabaret – Influenciados pela estética dos “Cabarés”, principalmente pela era burlesca. Acredite se quiser, existem bandas conhecidas como “Dark Cabaret”, que misturam o som gótico com a estética Cabaret.
Cyber Goth – Influenciados pela música eletrônica, darkwave e ficção científica. O visual misturam cores fluorescentes com preto e máscaras no rosto. Provavelmente estão ligados ao movimento gótico por suas músicas serem depressivas.
Gothic Metal – Fusão da música gótica com o Metal, o visual é o que menos importa, depende da temática adotada pelas bandas. Algumas das principais são Lacrimosa, Tristania, After Forever, Theatre Of Tragedy, Lacuna Coil, Haggard, Type O’ Negative, Cradle Of Filth (em algumas fases), etc.
Atualmente, a cultura gótica existe em diversos lugares do mundo, como eu disse anteriormente, essa subcultura vai além da música.
“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”