Ele está sempre no topo da lista dos melhores guitarristas de todos os tempos. Isso é ainda mais relevante quando lembramos que sua morte ocorreu há exatos 50 anos, em 18 de setembro de 1970, quando foi encontrado sem vida em um hotel de Londres no auge do sucesso.

James Marshall “Jimi” Hendrix, nascido Johnny Allen Hendrix em 27 de novembro de 1942, e embora sua carreira convencional tenha durado apenas quatro anos, ele é amplamente considerado um dos guitarristas elétricos mais influentes da história da música popular e um dos músicos mais famosos do século XX.

O Rock and Roll Hall of Fame o descreve como “indiscutivelmente o maior instrumentista da história da música rock”.

Hendrix no Exército dos EUA, 1961

Nascido em Seattle, Washington, Hendrix começou a tocar guitarra aos 15 anos. Em 1961, alistou-se no Exército dos Estados Unidos, mas foi dispensado no ano seguinte. Logo depois, ele se mudou para Clarksville, Tennessee, e começou a fazer shows no Chitlin ‘Circuit, ganhando um lugar na banda de apoio dos Irmãos Isley e mais tarde com Little Richard, com quem continuou a trabalhar até meados de 1965. Ele então tocou com Curtis Knight and the Squires antes de se mudar para a Inglaterra no final de 1966, após o baixista Chas Chandler do The Animals, se tornar seu empresário.

Em poucos meses, Hendrix conquistou três sucessos no Reino Unido com “Hey Joe “,” Purple Haze “e” The Wind Cries Mary “. Ele alcançou a fama nos Estados Unidos após sua apresentação no Monterey Pop Festival em 1967 e, em 1968, seu terceiro e último álbum de estúdio, Electric Ladyland, alcançou o primeiro lugar nos EUA. O LP duplo foi o lançamento de maior sucesso comercial de Hendrix e seu primeiro e único álbum número um. O artista mais bem pago do mundo, ele foi a atração principal do Festival de Woodstock em 1969 e do Festival da Ilha de Wight em 1970 antes da sua morte em Londres por asfixia relacionada com barbitúricos em 18 de setembro de 1970, aos 27 anos.

Hendrix foi inspirado no rock and roll americano e no blues elétrico. Ele preferia amplificadores com overdrive com alto volume e ganho, e foi fundamental para popularizar os sons anteriormente indesejáveis ​​causados ​​pelo feedback do amplificador de guitarra.

O autor Michael Heatley escreveu: “A imagem icônica de Ed Caraeff de Hendrix convocando as chamas mais alto com seus dedos para sempre evocará memórias de Monterey para aqueles que estavam lá e para a maioria de nós que não estava”.

Ele também foi um dos primeiros guitarristas a fazer uso extensivo de unidades de efeitos de alteração de tom no rock mainstream, como distorção fuzz, Octavia, wah-wah e Uni-Vibe. Foi também o primeiro músico a usar efeitos de fase estereofônicos em gravações. Holly George-Warren da Rolling Stone comentou: “Hendrix foi o pioneiro no uso do instrumento como uma fonte de som eletrônico. Musicos antes dele haviam experimentado feedback e distorção, mas Hendrix transformou esses efeitos e outros em um vocabulário fluido e controlado tão pessoal quanto o blues com o qual ele começou. “

Hendrix recebeu vários prêmios musicais durante sua vida e de forma póstuma.

Em homenagem aos 50 anos de sua morte, será lançado em novembro o filme “Music, Money, Madness… Jimi Hendrix in Maui”, documentário sobre a viagem do músico ao Havaí. Acompanhado pelo baterista Mitch Mitchell e pelo baixista Billy Cox, Hendrix seria a estrela de um filme e faria um show nas encostas de um vulcão. A apresentação aconteceu (o álbum ao vivo também será lançado nas plataformas digitais), mas o filme, supostamente batizado de “Rainbow Bridge”, era um golpe de seu empresário.

O Samarkand Hotel, onde Hendrix passou suas últimas horas

Apesar das centenas de gravações ao vivo e sobras de estúdio, a obra que melhor retrata sua genialidade é a trilogia formada pelos álbuns “Are you Experienced?” (1967), “Axis: Bold as Love” (1967) e “Electric Ladyland” (1968). Em 1969, fez seu show mais emblemático no Festival de Woodstock, onde tocou sua versão do hino dos EUA. A melodia foi misturada ao som de bombas, feitas com efeitos da guitarra: a simulação dos bombardeiros do Vietnã era um protesto sonoro pela paz. FONTE:

Wikipedia/Isto é

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