Dave Mustaine do MEGADETH  nomeou ‘Holy Wars’ e ‘Wake Up Dead’ como as canções que contêm dois de seus solos de guitarra favoritos, que ele já escreveu.

Mustaine discutiu sua guitarra solo enquanto filmava uma nova mensagem de vídeo no Cameo , que permite aos usuários contratar celebridades para gravar mensagens de vídeo breves e personalizadas sobre praticamente qualquer assunto.

Dirigindo-se a um fã chamado Nick que tinha uma pergunta sobre os solos favoritos de Mustaine , Dave disse: “É meio difícil dizer [qual é o meu favorito], porque há certos solos que têm uma ótima recompensa, mas não as tocamos ao vivo há muito tempo, esqueci muitas delas – duzentas músicas e todos os solos e outras coisas. Das músicas que tocamos ao vivo, estou bastante familiarizado com , os solos que tocamos que gostamos, eu gosto de ‘The Threat Is Real’ . Eu amo ‘Holy Wars’ . ‘Wake Up Dead’ é um ótimo solo para eu tocar também; eu realmente gosto disso. Esse foi um dos meus primeiros grandes solos que despertou o interesse de todos pelo MEGADETH . Isso e ‘[In My] Darkest Hour’ também.”

“ Estarei mostrando às pessoas aqui na Cameo como fazer esses solos – peça por peça, pouco a pouco, para que não seja muito para qualquer um”, acrescentou. “Eu realmente não dou aulas de violão, então este não é um tipo de formato estruturado para aulas ou algo parecido. Então, espero que se eu fizer isso, e espero que se você fizer comigo, nos divertamos juntos. Se não, apenas diga que é alguém de outra banda. “

Classificado em primeiro lugar por Joel McIver no livro “The 100 Greatest Metal Guitarists” , Mustaine é creditado por alguns como o padrinho de gerações de guitarristas de heavy metal rápido, primeiro como o guitarrista original do Metallica e depois como o fundador do MEGADETH .

Questionado em uma entrevista de 2009 para a Classic Rock como é a sensação de estar em primeiro lugar no livro de McIver , Mustaine disse: “Foi especialmente fofo quando descobri que Joel escreveu livros sobre o Metallica . Eu olhei minha cópia do livro – Eu não estava na capa nem no verso. Achei que estaria em algum lugar como o nº 69. Então folheei; é um livro muito abrangente e bom. Cheguei ao nº 50 e pensei: ‘Sou eu estou aqui? ‘ Disseram-me que sim, mas não em que posição. Por isso, consegui o n.º 16 e vi [ James ] Hetfield . Pensei: ‘Uau’, porque respeito James. Eu sou um tocador principal melhor do que ele, mas ele é um dos três melhores músicos de ritmo do mundo, [os outros dois sendo] Malcolm Young [do AC / DC ] e eu. Malcolm o manteve básico, mas trouxe um estilo totalmente novo de tocar ritmo para o mundo. Então cheguei ao Top 10 … Ainda não estava lá. Cada página que eu virava, ficava mais animado. Cheguei ao quinto lugar e é Kirk [ Hammett ], e pensei: ‘Obrigado, Deus’. Nesse ponto, não importava [em que posição eu estava]. Para ser melhor do que ambos [ Hetfield e Hammett] significou muito – tem sido uma das coisas mais irritantes da minha carreira e eu nunca soube como lidar com isso. Não percebi que isso afetou tanto a minha vida. Então eu cheguei ao número 2 e era John Petrucci [do DREAM THEATER ] e eu congelei. Eu era o No.1. O que tornou tudo ainda melhor é que o cara escreveu: ‘Isso não é sobre Dave como pessoa porque ele tem sido um galo. Essas quatro páginas são sobre como ele toca guitarra, que é o melhor. Existem pessoas que são melhores em uma coisa que Mustaine faz, e outras que são melhores do que outras, mas ninguém é tão bom em tudo. Tudo o que pensei foi … eu ganhei. “

No passado, Mustaine recebeu repetidamente o crédito por criar os solos de guitarra que eram tocados pelos vários guitarristas principais do MEGADETH . Na edição de março de 2008 da revista Revolver , ele disse: “Eu cantei quase todas as notas dos solos de guitarra de Marty Friedman .” Ele dobrou essas afirmações em uma entrevista de 2009 para a Guitar World , onde disse: “Sabe, as pessoas me ouviram dizer que eu cantei solos para Marty no estúdio, e eu fiz isso. Eu fiz isso para [ex-guitarristas ] Jeff [ Young ], Chris [ Polônia ] e Al [ Pitrelli], também. Mas [então- guitarrista do Megadeth ] Chris Broderick ? Eu só fiz isso duas vezes [no álbum ‘Endgame’ do MEGADETH de 2009 ], e há literalmente centenas de milhares de notas no ‘Endgame’ . Agora, isso é um testemunho de um cara que estudou seu parceiro. “