O guitarrista do MASTODON , Bill Kelliher, falou para a estação de rádio FM99 WNOR sobre o fato de que ele e seus companheiros de banda decidiram desde o início dividir seus créditos de composição igualmente entre os quatro membros do grupo. Ele disse : “Em nossa banda, quando começamos, lembro-me de quando assinei [um contrato de gravação] … Nós temos um advogado, e ele queria [saber], ‘Como você quer dividir todas as suas publicações?’ E, ‘Quem escreve o quê?’ – música e coisas assim. E pensei muito sobre isso, e disse que todos na banda têm um trabalho e todos fazem algo. Pode não ser sempre essa pessoa que escreve todas as músicas, e eu apenas acho que seja bobo se for, tipo, bem, os caras que mais escrevem ganham mais. Porque isso vai ser como uma competição agora em nossa banda. Tantas bandas se separam por causa disso. Bandas que têm um cara que faz toda a escrita tende a soar muito semelhante em todas as músicas.”
“Eu disse, ‘Quer saber? Divida tudo em 25 por cento [para cada membro]'”, revelou ele. “Então, não importa o que as pessoas façam na banda … Todo mundo sempre tem um trabalho. E às vezes Troy [ Sanders , baixo / vocal] não escreve tantos riffs, mas ele escreve as letras. Brann [ Dailor , bateria / vocal] toca bateria, mas ele escreve a maior parte do conteúdo das letras recentemente.“
“Eu só não queria que fosse como uma competição”, acrescentou Bill . “E tem funcionado bem para nós. Todos escrevem e contribuem de suas próprias maneiras. Antigamente, Troy dirigia a van 90 por cento do tempo. É, tipo, bem, como você paga a alguém mais por isso se eles não escreva a música e você tem isso no contrato onde os caras que escrevem a música recebem mais. Não somos esse tipo de banda. Somos um tipo de banda muito justa e democrática. E é isso que nos mantém indo.”
No mês passado, MASTODON foi anunciado como um dos indicados para “Melhor Performance de Metal” no 64º Grammy Awards anual , que será realizado em 31 de janeiro de 2022, na Crypto.com Arena (antigo Staples Center) em Los Angeles, Califórnia . Os progressistas foram nomeados por sua música “Pushing The Tides” , o primeiro single de seu último álbum, “Hushed And Grim” , que saiu em outubro.
A sequência de “Emperor Of Sand” de 2017 , “Hushed And Grim” foi gravada no West End Sound , que está localizado dentro de Ember City , a instalação de ensaio que os membros do MASTODON administram em Atlanta. Ajudando no esforço estava o produtor / mixer / engenheiro vencedor do Grammy David Bottrill , que já trabalhou com MUSE , DREAM THEATER e TOOL , entre muitos outros.
A arte “Hushed And Grim” foi criada pelo colaborador de longa data do MASTODON, Paul Romano , que também desenhou as capas de “Crack The Skye” , “Blood Mountain” , “Leviathan” e muito mais.
“Emperor Of Sand” estreou em sétimo lugar na Billboard 200. Esse LP foi indicado ao Grammy de 2018 de “Melhor Álbum de Rock” e sua faixa de abertura, “Sultan’s Curse” , ganhou o Grammy de “Melhor Performance de Metal” . “