Mark Lanegan: a voz que vinha do fundo da alma

Música é muito mais do que simplesmente técnica, envolve também mexer com o ouvinte. E isso, o vocalista Mark Lanegan sabia fazer muito bem.

Com uma voz marcante, além de letras introspectivas e intimistas, Lanegan conseguiu mexer com os amantes de Rock Alternativo. Vocalista do Screaming Trees, o músico também tem uma carreira solo de respeito.

Infelizmente, Mark nos deixou em 2022, silenciando assim uma das vozes mais marcantes da cena de Seattle dos anos 90.

Seu talento musical ia muito além da técnica: sua voz vinha do fundo da alma e você conseguia sentir a melancolia em cada nota, em cada frase, em cada palavra cantada por Lanegan.

O maior sucesso de sua banda foi o disco Sweet Oblivion (1992) e foi o que fez a banda mais se aproximar do mainstream. Talvez uma erro estratégico de lançamento não permitiu que a banda vendesse mais discos: o hit Nearly Lost You fez parte do filme Singles, que retratou a cena de Seattle e a juventude da época. Porém, quando o filme foi lançado, o álbum da banda ainda não havia sido lançado. Sendo assim, quem gostou da música acabou comprando a trilha sonora do filme, uma vez que era o único jeito de poder escutá-la quando quisesse.

O músico também teve uma carreira solo de respeito. Carreira esta que começou antes mesmo de encerrar a trajetória da banda.

Lanegan foi amigo de Kurt Cobain. Os dois até cogitaram criar um projeto de Blues e ouviam muitas vezes trabalhos como o de LeadBelly juntos. Aliás, Lanegan teve certa importância na escolha de Kurt para colocar Where Did You Sleep Last Night para encerrar o MTV Unplugged in New York do Nirvana: essa música, apesar de ser originalmente de LeadBelly, foi gravada por Lanegan em seu primeiro trabalho solo. Sua performance encantou Cobain que não teve dúvidas e optou por tocá-la em com sua banda.

Além de bom vocalista, o músico também era letrista e compositor, conseguindo atingir o público com sua voz e também com sua mensagem. A melancolia sempre acompanhou sua obra e sua voz jamais será esquecida pelos amantes de Grunge e Rock Alternativo dos anos 90.

Lanegan é a prova viva que a técnica pode não ser o mais importante em um trabalho musical. O músico conseguiu imprimir muita emoção em seu trabalho, conseguindo colocar sua alma em cada música gravada.

Qual seu trabalho preferido gravado por Lanegan?

Encontre sua banda favorita