No final de outubro foi lançado o ótimo álbum de estreia do guitarrista Marco Fragola, o conceitual “Escura Saga”. Baseado em um livro de contos que vem sendo escrito pelo próprio Marco, isso acaba por despertar o interesse natural dos fãs pelo conceito de cada uma das faixas, e para sanar um pouco dessa curiosidade, o músico resolveu falar um pouco mais a respeito dos detalhes técnicos e conceituais das canções “Tenebris Fabula” e “Sound of Awakening”. Confira:
“A Tenebris Fabula foi a última composição do álbum, eu achei que seria legal dar um prelúdio pro álbum, como se um personagem de um livro estivesse narrando de forma resumida os acontecimentos que seriam detalhados nos próximos capítulos. Enquanto eu escutava as músicas pra finalizar tudo, percebi que o acorde final do refrão de uma música prepara pra o refrão da próxima. E isso meio que foi uma coisa inconsciente, hahahaha. Acho que isso aconteceu por estar focado em fazer com que as músicas, seguindo os contos, contassem uma história, conversasse uma com a outra. Então o refrão de Sound of Awakening por exemplo termina em Dm (Ré menor) que serve de preparação pro refrão de Fights and Glory que começa em Em (Mi menor). Falando de harmonia funcional D (Ré) é a sétima de E (Mi) e exerce a função de Dominante que prepara para a tônica, que nesse caso é E (Mi). Foi aí que compus alguns arranjos no piano pra completar a música que chamei de Tenebris Fabula que significa Escura Saga em latim.”
“Na Sound of Awakening tentei fazer um som que viesse direto, como se fosse um chamado, já que o conto fala do despertar do protagonista e também de seu antagonista. Seguindo uma rítmica crescente como se fosse a vontade do personagem crescendo e passando por alguns percalços até chegar o momento que ele percebe o que realmente deve fazer, momento que culmina no solo mais melódico no final da música. Tecnicamente falando utilizei bastante Tapping tanto em trechos de escalas como em arpejos, gosto muito da sonoridade dos ligados (pull off e Hammer on) dessa maneira. Modulações acontecem durante toda a música, na verdade em todo o álbum, hahahaha. Sound of Awakening começa em E (Mi) Eólico, um dos modos da escala maior de G (sol), e passa por várias modulações como escala de A (lá) menor harmônico, C (Dó) Lídio entre outros. As pentas (pentatônicas) não podem ficar de fora, penta menor, penta lídio, mixolídio, gosto de misturar essas sonoridades. Tem muita coisa legal de estudar ai hehehehe.”
Você pode ouvir “Tenebris Fabula” e “Sound of Awakening” no Spotify a partir dos links abaixo:
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