Manttra lança “Dia de Festa”, novo single do álbum “A Viagem de Ulisses”

Veja a força que vem da sua vida.

Coragem, cabeça erguida!

Muitos monstros você pode enfrentar,

Enquanto a chama verdadeira brilhar.

 

Esse é o refrão e mensagem principal da canção “Dia de Festa”, novíssimo lançamento da banda Manttra, um power trio brasiliense formado por Cau Delvechio (bateria), Luiz Gusmão (baixo) e Leonardo Neves (guitarra e vocal).

O guitarrista, Leonardo Neves, compôs essa letra, em 2018, após um dia inteiro de andanças e encontros inusitados por uma trilha na Chapada dos Veadeiros (GO). Segundo ele, a música fala da trilha como um caminho misterioso, uma metáfora para o processo de autoconhecimento e de aceitação dos sofrimentos inerentes à vida.

“O Dia de Festa do título da música não significa uma alegria irrefletida e besta. É um dia de festa que vem dos pés cansados de tanto andar, da cara rachada de Sol, da saudade dos que se foram, dos novos encontros, dos erros, da aceitação de si, do banho de cachoeira após vencer muitas dificuldades. Dia de Festa é sobre interpretar os movimentos da vida e saber dançar com eles, mesmo quando sentimos uma dor profunda”, reflete o compositor.

A canção original nasceu com tema etéreo e arranjo calmo, quase bucólico. No entanto, no processo de gravação, a banda adicionou rudimentos e elementos harmônicos que criaram uma atmosfera de peso e encantamento para o som. A bateria de Cau Delvechio demarca com intensidade os três movimentos da música: calmaria, confusão e revelação. No baixo, Luiz Gusmão cria uma linha melódica constante e hipnótica que ganha energia gradativamente até explodir criando o som mais potente do refrão.

A guitarra com fuzz, que demarca todo o registro, foi concebida pelo produtor Bruno Formiga (@brunoformiga7), o registro pré-produção era apenas com efeito drive. Desta vez, Formiga também entra para os créditos como músico, por sua contribuição com alguns licks venenosos.

O álbum conceitual “A Viagem de Ulisses” é uma via-crúcis pós-moderna. Nele, a banda Manttra pretende contar uma única história através de 10 canções. Por isso, o ouvinte deve enxergar cada música como uma parte da história, uma parte do todo – que só será inteligível com o lançamento do álbum completo.

Nesse complexo mundo poético e sonoro, Dia de Festa é aquela música que vale a pena escutar de olhos fechados, imaginar a história e perceber a nuance de cada instrumento. É mais um instigante convite da banda Manttra a uma imersão sonora sincera e desafiadora.

Foto por Ana Alice

“Essa nota é originada de colaboração externa à Roadie Metal, sem vínculo com a linha editorial do site”

Encontre sua banda favorita