Comemorando em 2018 os seus 21 anos de trajetória, a banda dinamarquesa Manticora iniciou suas atividades oficialmente em 1997 e no mesmo ano lançou – de maneira independente – o EP ‘Dead End Solution’. O primeiro full length veria a luz do mundo em 1999, já tendo saído sob a parceria da (atualmente extinta) gravadora grega Black Lotus Records.
Entrando com força total nos anos 2000 e logo de cara, conseguindo integrar o cast da Scarlet Records, a banda lançou pela gravadora os álbuns ‘Darkness With Tales to Tell’ (2001) e ‘Hyperion’ (2002). Uma nova gravadora faria parte da história do Manticora, e com a Massacre Records disponibilizaram ‘8 Deadly Sins’ (2004) e ‘The Black Circus Part I – Letters’ (2006). ‘The Black Circus Part II – Disclosure’ saiu no ano seguinte, mas através da Locomotive Records, até que chegaram em 2010 com ‘Safe’, via Nightmare Records (!!), de onde fariam uma pausa nos lançamentos por cerca de oito longos anos.
Executando o Power Metal, com trabalhadas doses de melodia e ao mesmo tempo com influências do Thrash cada vez mais latentes, a banda conseguiu certa repercussão mundial com sua musicalidade, devidamente amparada pelo período de “vacas gordas” para o estilo. Atualmente, integram a banda os músicos Lars F. Larsen (vocal), Kristian H. Larsen e Stefan Johansson (guitarras) e Sebastian Andersen (baixo), além de Lawrence Dinamarca que gravou as linhas de bateria.
Finalmente, foi anunciado para o dia 03 de agosto, o lançamento do seu oitavo trabalho completo ‘To Kill To Live To Kill’, pela gravadora sueca ViciSolum Productions. Apresentando doze composições, a arte de capa foi elaborada pelo artista/tatuador conterrâneo David Troest. O álbum é baseado em um romance de suspense/terror, escrito pelo vocalista Lars F. Larssen (que está previsto para ser lançado antes do álbum, em maio) e tudo indica que terá uma segunda parte.
Sobre alguns detalhes acerca do trabalho, o próprio Lars comentou: “Nós sempre experimentamos novos artistas de capa para cada álbum, então, quando procuramos a pessoa perfeita para fazer justiça ao romance e aos dois álbuns, queríamos alguém capaz de entender a essência das histórias dentro do livro, e ao olhar para as artes de David, é evidente até mesmo para os fracos que ele é aquele cara exato. Ele também mora a menos de uma hora de distância de nós, então era uma situação em que todos ganham para que todos possam se encontrar e fazer as correções na capa e todas as outras imagens que aparecerão no livreto. Já estamos começando o trabalho para o segundo álbum também, então podemos seguir o cronograma de lançamento de ter os álbuns separados por 12 meses”.
Até o momento nenhum single foi liberado, e novas informações serão divulgadas em breve. Se ainda não conhece o som da banda, confira abaixo o vídeo clipe da faixa “From The Pain Of Loss (I Learned About the Truth), presente no álbum ‘Safe’ (2010):
https://www.youtube.com/watch?v=stxeF6tYicc
Faixas:
01. Piano Concerto 1 – B Flat minor…
02. Echoes Of A Silent Scream
03. Through The Eyes Of The Killer – Towering Over You
04. Katana – Awakening The Lunacy
05. The Farmer’s Tale Pt. 1 – The Aftermath Of Indifference
06. The Devil In Lisbon (instrumental)
07. Growth
08. Humiliation Supreme (instrumental)
09. Nothing Lasts Forever
10. Katana – Opium
11. Through The Eyes Of The Killer – Revival Of The Muse That Is Violence
12. The Farmer’s Tale Pt. 2 – Annihilation At The Graves.