O guitarrista e o último dos membros originais do Lynyrd Skynyrd, Gary Rossington, faleceu aos 71 anos. A notícia de sua morte foi anunciada pelos seus companheiros de banda mais cedo do domingo, dia 05 de março. Eles escreveram nas redes sociais: “é com a nossa mais profunda simpatia e tristeza que temos que anunciar que nós perdemos nosso irmão, amigo, membro da família, compositor e guitarrista, Gary Rossington, hoje”.

“Gary está agora com seus Skynyrd brothers e família no céu e tocando bonito, como ele sempre fazia”.

“Por favor, mantenham Dale, Mary, Annie e toda a família Rossington nas suas orações e respeitem a privacidade da família nesse momento difícil”.

Rossington, único membro original remanescente do Lynyrd Skynyrd até agora, lidou com uma série de problemas de saúde nos últimos anos. Em julho de 2021, ele passou por uma cirurgia cardíaca de emergência. Seis anos mais cedo, ele sofreu um ataque cardíaco, fazendo com que vários shows da banda fossem cancelados. Ele também foi submetido a uma cirurgia de bypass quintuple no ano de 2003 devido a uma doença arterial coronariana. Em 2019, ele fez uma operação para consertar uma válvula cardíaca com vazamento.

Cinco anos atrás, Rossington falou para o jornal Tampa Bay Times que seus médicos o instigaram por anos a parar de fazer turnês. “Já tive ataques cardíacos no palco”, disse o guitarrista. “Era por isso que eu estava chamando de ‘turnê de despedida’. Eu não sei se eu estarei aqui [por muito mais tempo]. Eu não quero apenas dizer, ‘bem, nós nunca vamos acabar’, porque eu não quero morrer e aí acabar assim — o que é uma coisa pesada para se falar, mas eu tenho que fazer”.

Rossington sobreviveu ao acidente de avião em 1977 que matou o vocalista Ronnie Van Zant e o guitarrista Steve Gaines. A banda se reuniu novamente com o irmão de Ronnie, Johnny Van Zant, como vocalista em 1987 e tem estado na estrada desde então.

Rossington, cujos problemas de saúde o forçaram a perder muitos dos shows recentes do Lynyrd Skynyrd, com o Damon Johnson preenchendo seu lugar, admitiu que ele passou por “muitas emoções diferentes” assistindo o Lynyrd Skynyrd pelo lado do palco. “As notas são as mesmas, e as músicas são as mesmas. Parece bom para mim. Parece a nossa banda”, ele expôs. “Eu presto atenção e não vejo a banda original — é estranho. E então eu presto atenção e vejo um substituto para mim, o que é estranho. Apenas escutar as músicas sem eu tocar ao vivo é muito estranho”.

Apesar de tudo isso, Rossington disse que ele estava feliz por saber que a música do Lynyrd Skynyrd ainda está se conectando com as pessoas. “Ver o jovens apreciando isso deixa o seu coração quentinho”.

Gary Rossington continuou dizendo que seus antigos companheiros de banda ficariam igualmente satisfeitos com a presença contínua do Lynyrd Skynyrd nos circuitos de turnês. “Eu, Allen [Collin] e Ronnie [Van Zant] começamos essa banda com o sonho de torná-la grande, e esse sonho se realizou”, disse ele.

Fontes e citações: blabbermouth.net e facebook.com/LynyrdSkynyrd.

Crédito da Imagem: facebook.com/LynyrdSkynyrd.

Encontre sua banda favorita