O Death Metal entrou tarde em minha vida, após a fase Nü Metal, passando pelo Heavy Metal e depois o Thrash, o Death acabou chegando após vários anos, mas antes tarde do que nunca. O Death Metal da Flórida, mais direto, com guturais mais graves e afinações baixas é o que me chama mais atenção, juntamente com o mais melódico e moderno da Suécia.
Dentre minhas favoritas bandas, Death, Morbid Angel, Arch Enemy, In Flames e Gojira. Mais tarde, uma banda que eu ouvia muito irregularmente, mas conhecia um pouquinho até, apareceu na minha vida pra ficar: o Obituary!
Quando comecei a prestar atenção no som dos caras, foi impossível não se tornar a minha favorita do estilo, não só pelo som, mas também pelo carisma de seus integrantes, principalmente os irmãos Tardy.
Hoje, no nosso quadro “Live Of My Life”, falaremos de um dos melhores registros ao vivo de uma banda de Death Metal: “Dead”, álbum ao vivo lançado em 1998.
Primeiro pelo trocadilho do título, uma referência cômica ao fato de ser um álbum “Live” (ao vivo), já que “Dead” significa morto em inglês.
A performance da banda é simplesmente impecável, com todos os álbuns lançados até aquele momento representados com pelo menos uma música. Na época, o álbum recente era “Back From The Dead”, então grande parte do setlist continha faixas do mesmo, como “Download”, que abre o show, “Threatening Skies” com sua energia magnífica, “By the Light” e faixa-título que são fielmente reproduzidas.
Clássicos como “Cause of Death”, “I’m in Pain” e “Chopped in Half” marcam presença com performances fiéis e com uma pegada fora da curva. Não posso deixar de citar a clássica e indispensável “Slowly We Rot”, que fecha os shows da banda regularmente.
O curioso é que o álbum chegou quando a banda estava desgastada, não em suas performances que até hoje são incríveis, mas sim da rotina das turnês, o que levou o Obituary a entrar em um hiatus de seis anos, retornando apenas em 2003.
Enfim, “Dead” está em meu top 3 de álbuns ao vivo, sua reprodução é sempre do início ao fim em todas as minhas audições. Esse talvez seja o ponto alto da banda em questão de entrosamento, com John Tardy, Donald Tardy, Trevor Peres, Allen West e Frank Watkins sendo impecáveis. Vale citar o nome de todos, pois deram um verdadeiro show.
Tire um tempinho de seu dia e ouça “Dead”, tenho certeza absoluta de que teremos concordância em pelo menos um dos motivos que citei acima. Vida longa ao Obituary!
Obituary – Dead
Data de lançamento: 12 de julho de 1998
Gravadora: Roadrunner
Tracklist:
1. Download
2. Chopped In Half
3. Turned Inside Out
4. Threatening Skies
5. By The Light
6. Dying
7. Cause Of Death
8. I’m In Pain
9. Rewind
10. ‘Til Death
11. Kill For Me
12. Don’t Care
13. Platonic Disease
14. Back From The Dead
1.5 Final Thoughts
16. Slowly We Rot
Formação:
Frank Watkins – baixo
Donald Tardy – bateria
Allen West – guitarra solo
Trevor Peres – guitarra base
John Tardy –vocal