Live Of My Life: Metallica — Cunning Stunts (1998)

Um dos maiores sustos já tomados por mim foi durante a primeira vez assistindo o show do Cunning Stunts do Metallica. Aquele acidente, claramente ensaiado, que na época parecia de verdade na cabeça de um inexperiente fã da banda.

O show em si, aconteceu em uma época em que o Metallica havia diminuído a velocidade, vindo do lançamento de Load e preparando terreno para o Reload, então várias faixas dessa época foram executadas no show, como 2×4, Ain’t My Bitch, Until It Sleeps e até uma versão prévia de Fuel, chamada Fuel for Fire.

Longe da agressividade das turnês do …and Justice For All no final dos anos 80, ou dos espetáculos longos da turnê do Black Album, a Poor Touring Me, que ocorreu de setembro de 1996 a maio de 1997, apresentava uma banda mais solta, com algumas variações no setlist e com alguns improvisos rolando no meio das músicas que eram bastante interessantes.

Alguma versões cortadas dos clássicos da banda eram apresentadas, como Creeping Death sem a intro inicial, Master Of Puppets tocada até somente o segundo refrão, além de um Kill/Ride Medley onde são apresentadas partes interligadas de músicas dos dois primeiros álbuns do Metallica.

Com um palco com uma estrutura magnífica, a banda fica centralizada e tem uma interação impecável com a plateia, onde a presença de palco de todos os membros é perfeita, mas com destaque para Jason Newsted e James Hetfield, que simplesmente arrebentam.

Como a banda vinha da época de ouro do Black Album, era de se esperar que os pontos altos do show fossem as músicas do álbum, como Sad But True, Nothing Else Matters e Enter Sandman, onde o ponto alto do show acontece, com o famoso “acidente” assusta os desavisados, com um show de pirotecnia e acrobacias de atores que se passavam pela técnica da banda.

Após isso, a banda retorna para um show muito intimista, apenas com lâmpadas iluminando-os para a performance de Am I Evil? e Motorbreath fechando o show em um clima muito bacana.

Se tratando de lançamentos em vídeo, talvez seja o show mais legal do Metallica, pois o padrão mais intimista, fugindo de grandes estádios e festivais, faz tudo parecer mais divertido. É um show que recomendo a todos que estão conhecendo a banda ou para os que querem se divertir com bom entretenimento.

Cunning Stunts | Metallica.com

Metallica – Cunning Stunts
Data de lançamento: 24 de novembro de 1998
Gravadora: Elektra Entertainment

Setlist:
1. So What (Live)
2. Creeping Death (Live)
3. Sad But True (Live)
4. Ain’t My Bitch (Live)
5. Hero of the Day (Live)
6. King Nothing (Live)
7. One (Live)
8. Fuel for Fire (Live)
9. Bass/Guitar Doodle (Live)
10. Nothing Else Matters (Live)
11. Until It Sleeps (Live)
12. For Whom the Bell Tolls (Live)
13. Wherever I May Roam (Live)
14. Fade to Black (Live)
15. Kill/Ride Medley (Live)
16. Last Caress (Live)
17. Master of Puppets (Live)
18. Enter Sandman (Live)
19. Am I Evil? (Live)
20. Motorbreath (Live)

Formação:
James Hetfield — vocal, guitarra base
Lars Ulrich — bateria
Kirk Hammet — guitarra solo
Jason Newsted — baixo, backing vocal

Encontre sua banda favorita