Dia 28 de novembro de 2016, no Estacionamento da Fiergs em Porto Alegre – a lenda do Heavy Metal BLACK SABBATH iria promover o que deveria ser a última chance para os fãs assistir a banda unida (3/4, já que o baterista Bill Ward não entrou nessa e cedeu seu lugar a Tommy Clufetos). As datas iniciais haviam sido anunciadas em um vídeo postado no canal da banda no Youtube em 3 de setembro de 2015, com mais datas anunciadas em outubro de 2015.   Em terras tupiniquins, seriam quatro apresentações: Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP, alem do show já mencionado, é claro. Como banda convidada, RIVAL SONS, e, especialmente para o show gaúcho, ainda que uma pequena apresentação, tivemos o KRISIUN! Cerca de 15 pessoas compareceram para a cerimonia.

Flyer promocional da The End – Brazil Tour

Como todo show de Rock/Metal deve ser, a curtição se inicia pelo início: a viagem. Reunimos uma equipe de apaixonados por Rock, alguns também apaixonados por cerveja (a maioria), e em plena segunda-feira, demos um f***-se ao sistema, ao trabalho, a tudo que fosse, para ir prestigiar um grande evento para o Heavy Metal mundial. E também, para muitos (ou praticamente todos), realizar o que era um sonho na vida: ver BLACK SABBATH reunido!

Excursão partindo de Urussanga/SC, organizada pela Bits Excursões

A alegria era imensa para ser descrita. A viagem foi toda regada aos maiores clássicos da banda, todos podendo se embriagar conforme sua vontade, dentro do possível, de modo a não se arriscar em nada na volta, visto que fomos em uma excursão de ônibus. A Trip perfeita!

O local era gigantesco, a perder-se de vista suas proporções. O palco era bem localizado, e abria vasta extensão aos expectadores. Havia muitos bares espalhados pelo evento, o transito entre as pessoas era tranquilo, banheiros bem localizados, uma estrutura espetacular. Inclusive, vale ressaltar o cuidado que foi tomado em propiciar zonas para cadeirantes (que foi onde fiquei localizado com minha esposa), em estruturas de camarote elevado. Uma cena a guardar-se na memoria para todo o sempre:

Estacionamento da Fiergs, visto de cima
Palco montado no estacionamento da Fiergs, para o show do Black Sabbath, em 2016

O show… nem se fala. O KRISIUN mostrou porque é reconhecido como o maior nome do Death Metal Nacional – quiçá, mundial. Foi cerca de 30 minutos de pura brutalidade. Impressionante!! O RIVAL SONS fez um show de cair o queixo também. Seu Rock meio “countryzado” é contagiante, e preparou o terreno para o prato principal da noite.

Black Sabbath

Enfim, chegara o momento. O palco se acende. Um video inunda os olhos dos expectadores de emoção, de pranto, de pura e singela felicidade. Um video mostra a intro do que estava para acontecer. O video é intenso, atordoante, e mexe com os sentimentos dos presentes. Quando as primeiras badaladas do sino anunciaram que a banda estaria a postos, a cortina caiu e o palco era nosso! Ozzy, Iommi, Butler, iniciaram o ritual negro com a música que batiza a banda: Black Sabbath foi cantada em uma única só voz, em meio a gritos frenéticos, choro, e uma vazão de abraços entre os presentes, abraços que diziam: conseguimos! É o BLACK SABBATH cara!

Assistam o video, que é do referido show, já que eu, pessoalmente, não consegui parar, tirar o olho do palco, para procurar o celular e tentar filmar algo. A emoção não permitiu nada além de se deixar transportar…

Black Sabbath – Black Sabbath – Porto Alegre – 2016

A The End Tour  foi a última turnê de shows do BLACK SABBATH, mas, foi bem mais que isso. Sonhos foram possíveis de serem realizados. Lagrimas formaram cascatas em meio ao infinito de choros de felicidade em toda a extensao deste pequeno planeta. Quem ama o Rock e o Metal assim como eu amo, deve saber exatamente do que estou falando. Momentos assim, são únicos, são impagáveis, e inexplicáveis. Estar vivo e presente em uma reunião de Ozzy, Iommi e Geeze, era algo inimaginável. A turnê encerrou a carreira de mais de 40 anos de Sabbath. O show final foi em 4 de fevereiro de 2017, em sua cidade natal, Birmingham, na Inglaterra. Este último show foi transmitido ao vivo na página da banda no Facebook.

Um EP de oito faixas, intitulado The End, foi lançado para coincidir com esta turnê e estava disponível apenas em shows.  O disco é composto com faixas que não foram utilizadas das gravações do disco 13 e, ainda, contém quatro músicas gravadas ao vivo, da turnê anterior. A obra foi anunciada como o último trabalho da banda. Também, temos o registro do magnífico “ato de despedida” da banda, gravado em Birmingham.

SETLIST:

Black Sabbath 
Fairies Wear Boots
After Forever
Into the Void
Snowblind
War Pigs
Behind the Wall of Sleep
Bassically [Geezer Butler bass solo]
N.I.B.
Hand of Doom
Rat Salad
Tommy Clufetos drum solo
Iron Man
Dirty Women
Children of the Grave
Paranoid” [Encore]

Deste dia, além de toda emoção, do realizar de um sonho, sempre há algo maior que guardamos. Salve nobres guerreiros metálicos! Stay Heavy!

Encontre sua banda favorita