Little Richard, padrinho do Rock, morre aos 87 anos

by Marcos Gonçalves

A lenda do rock, Little Richard, morreu aos 87 anos. Seu filho, Danny Penniman, confirmou a morte do músico para a Rolling Stone, mas disse que a causa da morte era desconhecida.

No início dos anos 50, Little Richard Penniman combinou o espírito da música da igreja, a obscuridade do blues e o swing do jazz de Nova Orleans e o transformou em algo totalmente novo, o Rock n’ Roll. Quando o nativo de Macon, na Geórgia, assinou com o Specialty Records da Art Rupe, Little Richard começou a desenvolver seu som de assinatura e personalidade extravagante. Seu lendário álbum de estréia, “Here’s Little Richard” (1957), foi uma introdução ousada ao artista, apresentando as faixas icônicas “Tutti Frutti” e “Long Tall Sally“. Seu acompanhamento de 1958, “Little Richard“, encontrou o cantor em ascensão ao estrelato, com sucessos como “Lucille“, “Good Golly Miss Molly” e a faixa-título do filme de Jayne Mansfield, “The Girl Can’t Can’t It “, em que Little Richard apareceu. O terceiro e último álbum do artista para Specialty, “The Fabulous Little Richard” (1959), foi lançado logo depois que Richard trocou uma vida de fama por se concentrar na divulgação do evangelho. O LP apresentou faixas de destaque das sessões especiais de Richard de 1955-57, incluindo “Whole Lotta Shakin ‘Going On“, “Lonesome And Blue” e “Kansas City“.

Tendo tirado vários anos de atenção dos holofotes para se concentrar na religião, Little Richard voltou às raízes do Rock n’ Roll no início dos anos 60. Este período começou com uma bem-sucedida turnê européia, seguida de um novo contrato com a Vee-Jay Records. Seu primeiro lançamento com o selo foi “Little Richard Is Back“, de 1964, uma coleção triunfante de velhos favoritos e novas músicas, com uma banda de apoio que apresentava o jovem Jimi Hendrix na guitarra. O segundo e último lançamento de estúdio de Richard com Vee-Jay foi “His Greatest Hits“, de 1965. Apesar do nome, este álbum não é uma compilação, mas apresenta o cantor revisitando seus hits clássicos quase uma década depois, introduzindo novos arranjos e instrumentação. No final de seu mandato em Vee-Jay, Richard havia consolidado firmemente seu status de lenda do Rock n’ Roll.

Little Richard recebeu o Grammy Lifetime Achievement Award em 1993, um ano depois de lançar seu último álbum de estúdio.

Foi introduzido no Rock And Roll Hall Of Fame em 1986.

Uma Artroplastia total de quadril em 2009 o forçou a se aposentar.

Sinto muito, mas não posso fazer como deveria ser feito“, disse ele a um público em 2012.

Em 2013, ele declarou que estava “acabado” de se apresentar.

Fonte: Blabbermouth

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish