Listas: Cinco músicas inspiradas em Edgar Allan Poe

Stephen King é uma inquestionável celebridade e H.P. Lovecraft vem se tornando, a cada ano, mais e mais popular, mesmo passados mais de 80 anos de seu falecimento, mas o americano Edgar Allan Poe ocupa um espaço mítico dentro da literatura que dificilmente poderá ser alcançado.
O escritor, poeta e contista influenciou e influencia o que já foi feito de mais refinado dentro do horror e da literatura policial. Não seria estranho, portanto, encontrar dentro de nosso universo da música pesada uma série de obras inspiradas por sua imaginação.

Iron Maiden – Murders in the Rue Morgue
Essa deve ser a mais popular dentre as canções de Heavy Metal baseadas na obra de Poe. Esse feito, evidentemente, deve-se a popularidade incomensurável da banda inglesa, mas a faixa, retirada do álbum “Killers” possui fôlego suficiente para manter o posto. Vale mencionar que é neste conto que surge, pela primeira vez, a personagem do detetive Auguste Dupin.

https://www.youtube.com/watch?v=E8gsH–0RzA

Rage – The Pit and the Pendulum
The Missing Link, de 1993, é um dos melhores trabalhos da formação clássica do Rage. Peavy já fez canções inspiradas em Lovecraft, mas aqui ele homenageia a angustiante “O Poço e o Pêndulo” de Poe.

Annihilator – Ligeia
O conto “Ligéia” ganha ares de Thrash Metal no disco de estreia do Annihilator, “Alice in Hell”.

Crimson Glory – The Masque of Red Death
“A Máscara da Morte Rubra” recebeu tratamento refinado no disco “Transcendence”, do Crimson Glory, mas também foi visitada pelo Manilla Road, no disco “Mystification”.

Grave Digger – Raven
“O Corvo”, uma das obras mais conhecidas de Poe, está mencionada aqui para apresentar com mais propriedade o disco “The Grave Digger”, da banda de Chris Boltendahl, pois, na realidade, todo o álbum é baseado nos escritos do autor.

Listamos aqui apenas cinco canções. Esperamos que tenham gostado da seleção. Talvez, no futuro, possamos fazer uma segunda parte ou…
Nunca mais!

Encontre sua banda favorita