Há mais ou menos três anos, eu, juntamente com a minha dupla Ednaldo Siqueira, apresentamos nosso trabalho de conclusão de curso no formato de programa de rádio em minha faculdade, e claro, o mesmo teve o metal como temática.

Mas nesse caso, resolvemos dar uma abordagem diferente das que já tinha feito em trabalhos anteriores sobre o estilo, e decidimos que nossa pesquisa seria entorno do “Levante do Metal Nativo”.

Para os que não conhecem, o “Levante do Metal Nativo”, foi um movimento de oito bandas brasileiras, as quais tem como objetivo colocar um pouco da cultura brasileira dentro do metal, seja na sonoridade ou na questão lírica. São elas Cangaço, Hate Embrance, MorrigaM, Tamuya Thrash Tribe, Arandu Arakuua, Aclla, Armahda e Voodoopriest.

Para desenvolver esse trabalho, foi preciso fazermos uma viagem pelo Brasil sem sair do Recife (por falta de verba), tendo assim conversado com vários músicos e jornalistas envolvidos de forma direta, ou indireta no projeto do Levante.

Felizmente, todos os entrevistados nos atenderam muito bem, e o resultado foi bastante satisfatório, e rendeu para mim e minha dupla uma nota 9 diante da banca de avaliação.

Na versão “oficial”, precisamos enxugar muita informação boa para que o tempo dos programas se adequassem aos exigidos pela mesa (15 minutos cada), por isso, publico aqui uma “versão estendida”, tendo ela muito mais informações do que aquela apresentada na banca.

Mas, lembrando que como essa foi uma “versão beta”, alguns erros podem ser encontrados, e os mesmos foram ajeitados na versão oficial.

PS: Lembrando também que as informações encontradas nos programas em questão estão atualizadas até julho de 2017. As informações mais atualizadas das bandas citadas vocês podem encontrar nas redes sociais das mesmas.

FICHA TÉCNICA:

Equipe: Renan Soares e Ednaldo Siqueira
Locução: Vanessa Cavalcanti
Orientação: Vlaudmir Salvador
Universidade Católica de Pernambuco