Lendário compositor de trilhas sonoras “Ennio Morricone” morre aos 91 anos

by Gustavo Troiano

A notícia foi confirmada por seu amigo de longa data e advogado Giorgio Assumma, que disse que Morricone morreu no hospital de Roma, onde foi internado recentemente depois de quebrar a perna em uma queda.

Morricone escreveu as partituras para mais de 500 filmes e séries de televisão ao longo de sua carreira, incluindo westerns clássicos de Sergio Leone, como Era uma vez no oeste , enquanto também criou a música para outros filmes, como The Good, The Bad And The Ugly , Os Intocáveis , A Missão , Era Uma Vez Na América , Cinema Paradiso , Kill Bill e O Odioso Oito .

A influência de Morricone também foi encontrada no mundo prog, com o saxofonista e compositor Theo Travis dizendo anteriormente: “Sua música é extremamente progressiva e há muita ambição musical, além de desenvolvimento de temas, que mudam e reaparecem em maneira ligeiramente alterada.”

“Além disso, há uma orquestração maravilhosa, reunindo todos os tipos de forças musicais em prol de todo o musical. A vastidão da escala faz com que a maioria dos programas sinfônicos pareça com a sua banda de pub local”.

O Metallica usou famosa sua faixa The Ecstasy Of Gold antes de todos os seus shows ao vivo, com o vocalista James Hetfield explicando em meados dos anos 80 porque a escolheram como música de introdução.

Ele disse: “Originalmente, tínhamos uma fita realmente terrível como nossa introdução. Apenas o som de um coração com a batida ficando mais rápida. Lixo. Então, nosso gerente na época teve a ideia de substituí-lo pelo The Ecstasy Of Gold. E desde a primeira vez que o usamos, algo aconteceu. Isso nos preparou para a noite e deixou os fãs animados”.

Artistas como Metallica, Roger Waters e Bruce Springsteen também cobriram o trabalho do compositor no álbum de tributo de 2007, We All Love Ennio Morricone.

Morricone foi agraciado com um Oscar Honorário da Academia em 2007 por Clint Eastwood, mas teve que esperar até 2016 pelo seu primeiro Oscar de Melhor Trilha Sonora Original por seu trabalho no filme O Quinto Oito de Quentin Tarantino.

Fonte: Loudersound

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish