Led Zeppelin: 50 anos do álbum “IV”

O quarto álbum de estúdio da banda britânica de rock LED ZEPPELIN foi lançado em 8 de novembro de 1971 e nunca recebeu um título oficial, por isso é conhecido apenas por Led Zeppelin IV.

O guitarrista e líder da banda Jimmy Page decidiu que o quarto disco do grupo – assim como seus antecessores – não teria nome, e decidiu que cada um dos quatro integrantes devia escolher um símbolo qualquer para representá-lo na capa, e que nada mais estaria escrito nela. Cada um dos quatro integrantes da banda escolheu um símbolo para representá-lo nas capas e no encarte interno, e apesar do disco também ser conhecido como “Runas“, apenas os dois símbolos do meio são realmente runas, sendo os outros dois símbolos mágicos ou de múltiplos sentidos.

Os quatro símbolos misturados na capa do disco. Da esquerda para a direita, de cima para baixo, estão os símbolos de Jimmy Page, John Paul Jones, John Bonham e Robert Plant.

O símbolo relacionado ao guitarrista Jimmy Page geralmente é associado a uma palavra da língua grega, ZoSo, e significa salvação, entrando no campo espiritual, no entanto a imagem não tem uma conotação alfabética nem linguística, tendo sido desenhada pelo próprio músico.

O símbolo do baterista John Bonham, mostra três círculos interligados, e representa a trindade familiar entre o homem, a mulher e a criança.Também se assemelha à uma bateria vista de cima.

O fato de os símbolos do John Bonham e do baixista da banda John Paul Jones serem extremamente semelhantes e serem a imagem invertida um do outro não é por acaso; no jazz um dos estilos musicais de muita influência no grupo, o baixista e o baterista formam partes interligadas de uma seção rítmica. Além disso, esse símbolo também aparecia no rótulo da cerveja Ballantine, que era a favorita de Bonham, assim, na hora de escolher o símbolo que o representaria, ele decidiu pegar esse emprestado por achar que também teria um efeito cômico, e o círculo no meio do símbolo de John Paul Jones também representa uma pessoa com confiança e competência.

O vocalista Robert Plant adotou como símbolo inspirado na deusa egípcia Ma’at, mostrando uma pena, que significa verdade, justiça e lealdade, envolta por um círculo impenetrável que significa vida.

A capa frontal foi inspirada numa pintura a óleo que Jimmy encontrou na cidade de Reading, na Inglaterra, e é interpretada de várias maneiras, mas a teoria mais aceita diz que a imagem de um camponês velho não aguentando o peso dos galhos que está levando tem a intenção de dizer que as pessoas deviam plantar e cuidar da Terra, ao invés de colher em excesso e destruir o planeta. A ilustração interior, conhecida como The Hermith (O Eremita), foi inspirado na carta homônima no Baralho do Tarot. A face na página em que está a letra de “Stairway to Heaven” também foi escolhida por Jimmy, que a encontrou em uma edição da extinta revista The Studio, publicada em 1983.

A banda começou a gravar o disco em dezembro de 1970 e usou vários estúdios na Inglaterra e nos Estados Unidos, com as gravações sendo acompanhadas por membros dos The Rolling Stones. Stairway to Heaven que é considerada a principal faixa do álbum foi composta por Jimmy em parceria com Plant enquanto a banda estava em turnê pelos Estados Unidos, mesmo nunca tendo sido lançada como single.

Encontre sua banda favorita