Foi em agosto do ano passado que a canadense, Leah McHenry, anunciou a campanha do crowdfunding (financiamento coletivo) para o lançamento do seu quinto disco de estúdio. A campanha foi (bem) mais que sucedida, e na última sexta-feira (16), o álbum “The Glory and The Fallen” foi lançado em todas as plataformas digitais, via Ex Cathedra Records (o selo da própria cantora).

Voltando para o ano de 2019, Leah havia lançado o (maravilhoso) álbum “Ancient Winter” que focou mais nos elementos Folk e Celta, deixando o Metal um pouco de lado. Cinco anos depois, o novo disco retorna com a áurea dos dois primeiros álbuns “Of Earth & Angels” (2012) e “Kings & Queens” (2015), fundindo do Symphonic Metal com elementos Folk e Celta (impulsionados pelas tradicionais harpas): a grande marca do projeto.

O álbum conta com as participações de Timo Somers (ex Delain) nas guitarras e baixo, e do baterista  Sander Zoer (Delain), além da participação do guitarrista e vocalista do Epica, Mark Jansen, na faixa “Sleeping Giant”. Time de respeito!

Como já mencionado, “The Glory and The Fallen” está mais próximo dos dois primeiros discos do que do último. O peso das guitarras de Somers na faixa que abre o álbum, “Archangel”, “No More Fear” e “Victory”, caminham entre o Symphonic Metal e o Metal Melódico, como na faixa “Enter the Highlands” (Kings of Queens). No decorrer do disco você consegue perceber influências dos trabalhos anteriores: “Unshakable” está mais próximo do épico “The Quest”, que está no meio entre o peso dos primeiros álbuns e o onirismo de “Ancient Winter” (“Speak to Me”, inclusive, poderia muito bem estar no quarto álbum da Leah).

O universo criado por Leah poderia tranquilamente ser a trilha de algum filme, jogo, ou adaptação audiovisual de algum livro de Fantasia, com as paisagens sonoras criadas pela canadense. Este universo é expandido no seu recente álbum para um lugar que você possa imaginar ao ouvir as músicas e ler as suas respectivas letras: “Nas asas do tempo/ Quando todas as estrelas se alinharem/ Estaremos aqui/ Através da divisão da névoa/ Nunca pensei que veria o dia/ Em que olharia para seu rosto/ Estaremos aqui/ Manteremos o sonho vivo” (“Wings of Time”).

“The Glory and The Fallen” é outra amostra de como Leah McHenry consegue ser bastante singular dentro do vasto mundo do Folk e Symphonic Metal.

Reprodução: Facebook/ Leah

Leah – The Glory and the Fallen
Data de Lançamento: 16/01/2024
Gravadora: Ex Cathedra Records

Formação:
Leah McHenry (vocalista)
Timo Somers (guitarra e baixo)
Sander Zoer (bateria)

Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
*Disponível apenas para Android
.

Encontre sua banda favorita