Em entrevista para o canal da Campus Party no Youtube, Cristina Scabbia, vocalista da banda italiana Lacuna Coil, falou sobre os impactos da pandemia do coronavírus na indústria da música, tendo artistas de todo o mundo cancelado, ou adiado, shows e turnês.

O Lacuna Coil foi uma das primeiras bandas afetadas pela pandemia, já que a Itália foi um dos primeiros epicentros da doença quando a mesma começou a se espalhar pela Europa no início de 2020.

Sobre o assunto, Cristina falou:

É louco, porque tudo mudou na indústria da música, porque tudo parou. Nada está acontecendo – aglomerações, certamente, não são possíveis, e shows são aglomerações, são as pessoas ficarem juntas, suarem juntas, cantarem na cara uma das outras. Então, claro, tudo parou, viagens não eram mais permitidas. Precisamos cancelar duas turnês, e, claro, sei de muitos amigos artistas que fizeram o mesmo. E o mais louco é que não sabemos quando irá começar de novo.

Cristina também comentou que os artistas não são os únicos afetados com as paralisações dos shows.

Muitos tendem a esquecer isso, porque não é um problema só dos cantores e dos músicos, mas também é um problema de que monta os palcos, de quem trabalha nas casas. Os donos das casas estão precisando fechar por causa da Covid. Então é um problema enorme, e todo o mercado foi atingido de forma pesada.”

Quando perguntada se haveria algo que ela mudaria no mercado musical, se pudesse, Cristina respondeu.

Bom, há algumas coisas que eu mudaria definitivamente, porque eu acho que muitos subestimam o valor e a importância da música no mundo. Escutamos música o tempo todo, há um ponto que passamos a pensar que está apenas acontecendo. Então muitas pessoas não consideram o trabalho duro dos cantores e músicos durante a criação da música. Muitas vezes ser músico não é nem considerado um trabalho. Então se eu pudesse mudar algo, iria aplicar mais regras para proteger os músicos, e algo que dissesse sobre a importância do trabalho da música, dizendo que ela é maravilhosa, é linda, todos a queremos, mas não é algo que vem do nada. Há alguém que cria, há alguém que grava, há muito trabalho por trás e muito dinheiro envolvido. Então quando você faz isso para viver, você está gastando muito dinheiro, porque é a sua vida e o sua trabalho.. Então eu mudaria algumas regulações, principalmente em relação as plataformas online que não pagam o suficiente para um monte de músicos.

Confiam a entrevista completa, em inglês sem legendas.