Esse conto gótico teve início com Tilo Wolff (cantor, compositor e produtor musical alemão), que aos 12 anos teve sua poesia publicada em revistas sobre literatura, além de ter estudado trompete e piano. Lacrimosa (que significa cheio de lágrimas) foi fundada em 1990 como uma banda alternativa que combina letras líricas em alemão com rock e música orquestral. Ao longo dos anos tornou-se pioneira em vários gêneros musicais, como rock alternativo em alemão ou “Gothic Metal”. Em 1991, Tilo Wolff fundou sua própria gravadora “Hall of Sermon”, com a intenção de manter a liberdade artística em suas obras musicais. Na turnê do álbum “Satura” em 1993, Tilo Wolff conheceu a tecladista e segunda voz da banda Two Witches Anne Nurmi e a convidou a fazer parte do Lacrimosa. Com a entrada de Anne Nurmi, a banda se tornou completa e com mais elementos de Metal, além da música clássica. Em 1995, a banda lançou o álbum “Inferno”, que pode ser considerado uma obra-prima do gênero. As músicas “Schakal” e “Copycat”, são praticamente hinos do Gothic Metal.
No ano de 1996, Tilo Wolff foi premiado com o “Alternative Music Award” devido ao sucesso do single “Stolzes Herz”. Nos álbuns “Stille” 1997 , “Elodia” 1999 e “Fassade” 2001, a banda explorou bem essa mistura de música clássica, gótico e metal, e trouxe canções incríveis como “Not Every Pain Hurts”, a provalmente mais famosa da banda “Alleine Zu Zweit” e “Liebesspiel”. Mas para mim, o destaque maior é para a música “Halt Mich”, difícil descrever quanto sentimento foi colocado somente nesta faixa.
Já o lançamento de 2003, “Echos”, é um pouco diferente, não espere encontrar muito peso, mas se você gosta de gótico com certeza vai ouvir este disco infinitas vezes. Em 2005 foi lançado o álbum “ Lichtgestalt ”, um pouco mais moderno que os anteriores, mas sem sair do estilo, como por exemplo a música de mesmo nome, com um clipe bastante interessante.
O próximo lançamento foi somente em 2009, “Sehnsucht ”, Lacrimosa não decepciona em nenhum trabalho, e neste tem uma música bem peculiar “Mandira Nabula”. Após tantos anos, Lacrimosa ainda continuou lançando excelentes discos, talvez essa liberdade que Tilo Wolff teve ao ter sua própria gravadora fez com que a banda tivesse a oportunidade de explorar ao máximo suas ideias sem nenhuma intervenção. Para concluir, Lacrimosa não é uma banda qualquer, na verdade é duo composto por Tilo Wolff e Anne Nurmi, eles são únicos e referência no estilo “Gothic Metal”.
Membros:
Tilo Wolff (Vocal, Teclado)
Anne Nurmi (Vocal, Teclado)
*Na página oficial do Lacrimosa, é informado apenas os dois.
Discografia:
Angst – 1991
Einsamkeit – 1992
Satura – 1993
Inferno – 1995
Stille – 1997
Elodia – 1999
Fassade – 2001
Echos – 2003
Lichtgestalt – 2005
Sehnsucht – 2009
Schattenspiel – 2010
Revolution – 2012
Hoffnung – 2015
Testimonium – 2017