Amando-o ou odiando-o, não podemos negar que Kurt Cobain foi um dos líderes de toda uma geração que foi embalada pelo movimento Grunge, ao lado de Layne Staley e de Chris Cornell. Certo, muito de sua fama se deve a exploração da imprensa em cima de suas polêmicas, quase que sempre ignorando sua música. Porém, não tem como pensar no Rock noventista e deixar de lembrar de sua imagem, de sua banda, o Nirvana, e de suas músicas.

Então não tem mais muito o que falar de Kurt Cobain, não é?

Tem.

Talvez somente os mais curiosos deverão saber que Kurt Cobain teve uma curta passagem pelo Heavy Metal. Mais especificamente, somente algumas participações especiais, mas que valem a pena ser de conhecimento para quem é fã de Metal ou de Nirvana. Ou das duas coisas.

Kurt Cobain era amigo íntimo do guitarrista Dylan Carlson, líder da banda Earth, uma das bandas pioneiras do chamado Drone/Doom Metal. O Drone caracteriza-se por ser um gênero minimalista, com notas longas tocadas em guitarras e baixos com afinações ultragraves, acompanhados de toneladas de distorções e gigantescas paredes de amplificadores. O Earth praticou o Drone/Doom em seus primeiros trabalhos, já que, a partir dos anos 2000, a banda mudou sua proposta sonora para um Stoner altamente psicodélico e minimalista.

Apesar de as músicas do Earth serem em sua maioria instrumentais, alguma peças do começo dos anos 90 tinham letras. Foi aí que Kurt Cobain deu sua contribuição para a banda do amigo Dylan. Cobain registrou sua voz nas músicas Divine Bright Extraction (da Demo 1990) e A Bureaucratic Desire for Revenge, Part 2 (do EP Extra-Capsular Extraction, 1991), ambas também com a participação da vocalista Kelly Canary. Estas músicas, posteriormente, foram relançadas em coletâneas depois dos anos 2000.

Detalhe: Dylan Carlson foi quem comprou a espingarda com a qual Kurt praticou suicídio. Em entrevistas, Dylan afirma que nunca pensava que Kurt pudesse cometer suicídio com a sua espingarda, já que o cantor do Nirvana se justificava dizendo que a arma era para sua própria defesa.

A outra colaboração de Kurt Cobain no Heavy Metal foi cuidando da produção do álbum Houdini (1993), da banda Melvins, que é considerada uma das maiores referências do gênero Sludge Metal, e que também serviu de influência para o trabalho pioneiro do Earth. Como o Melvins é o tipo da banda que não se aquieta em um tipo específico de sonoridade, o grupo também já tocou Grunge, Hardcore e Stoner Rock. Além de ter produzido Houdini, Kurt gravou guitarras na faixa Sky Pup.

https://www.youtube.com/watch?v=zcfixcq3AI0

https://www.youtube.com/watch?v=b9hS-lWbbh0

Depois de ter ajudado o Melvins, reza a lenda que Kurt foi despedido de suas funções na banda por conta de seus abusos com drogas. O resto da história, todos vocês devem saber.