Quando eles estavam prontos para entrar em estúdio para gravar “Issues”, o Korn já tinha três álbuns em sua carreira e havia se tornado uma força dominante no mundo do Nü Metal. Mas, certas dinâmicas dentro da banda precisaram mudar.
Os anos 90 foram uma época bastante interessante para a música, mas o Rock estava especialmente começando a ser ofuscado pelo Pop e Hip-Hop no final da década. Saiu o Grunge e entraram as boy bands. O Korn era um tipo de “boy band”, mas eles tinham uma mensagem um pouco diferente.
“Issues” foi lançado em 16 de novembro de 1999, oferecendo os singles “Falling Away From Me”, “Make Me Bad” e “Somebody Someone”. Ele estreou em primeiro lugar na Billboard 200, batendo os novos grandes lançamentos de Dr. Dre e Celine Dion na mesma semana. Ele colocou o Metal de volta no topo exatamente quando o Slipknot estava começando a ganhar impulso – assim, o reinado do Nü Metal havia começado.
Aqui estão 8 fatos que você pode não saber sobre o quarto álbum de estúdio de Korn, “Issues”.

1. Jonathan Davis ficou sóbrio.
Comparado com a loucura que aconteceu no estúdio para “Follow the Leader”, Jonathan Davis ficou sóbrio em 1998 quando teve um filho. Para manter uma atmosfera mais voltada para o trabalho e de ponta no estúdio, a banda contratou Brendan O’Brien para produzir o álbum, porque ele era conhecido por restringir as festas enquanto trabalhava.
2. Houve um concurso da capa de álbum.
A intrigante capa do álbum foi desenhada por Alfredo Carlos como parte do concurso de arte da capa da MTV. O Korn estava procurando designs ou imagens “abstratos” da banda. Veja as quatro seleções principais abaixo.

3. A histórica apresentação do Apollo Theatre.
Na noite anterior ao seu lançamento, em 15 de novembro de 1999, o Korn tocou “Issues” na íntegra no Apollo Theatre em Harlem, NY. De acordo com o New York Post, na época o teatro era conhecido principalmente por apresentações de músicos afro-americanos, então o Korn fez história como o primeiro artista de Rock branco a tocar lá desde Buddy Holly.
4. South Park para o resgate.
O primeiro single, “Falling Away From Me” estreou em um episódio de South Park em 27 de outubro de 1999. O episódio foi apropriadamente intitulado “Korn’s Groovy Pirate Ghost Mystery” e imitou o estilo de Scooby-Doo.
5. Corrente de e-mails do Korn.
Pouco antes do álbum ser lançado, a MTV anunciou que o Korn havia carregado o primeiro single “Falling Away From Me” como um arquivo MP3 grátis em seu site, contra a vontade dos “advogados e do sistema corporativo”. Em seguida, eles começaram uma corrente de e-mail de pessoas que compartilharam a música.
“Estamos tão empolgados com isso que queríamos dar a todos vocês, os fãs verdadeiros do Korn – um presente nosso”, escreveu a banda. “Por favor, ouça o single. Se você gostar, envie este e-mail para pelo menos 10 amigos e fãs de música e peça a cada um deles para fazer o mesmo. É uma porra de uma corrente musical! Pessoas ligando as pessoas a boa música.”
Os fãs foram incentivados a assinar o livro de visitas virtual em seu site, porque uma doação foi feita a duas organizações infantis separadas para cada assinatura. Acabou levantando mais de $ 250.000.
6. Tornou-se platina muito rapidamente.
Em 22 de dezembro de 1999, o álbum foi certificado três vezes platina pela Recording Industry Association of America – pouco mais de um mês após seu lançamento.
7. Estática.
“Issues” foi o primeiro dos álbuns do Korn que não apresentou uma faixa oculta no final. Em vez disso, a faixa final “Dirty” tem mais de quatro minutos de estática no final, que eventualmente desaparece.
8. Falling away from a freak on a leash.
O videoclipe de “Falling Away From Me” teve um sucesso semelhante ao de “Freak on a Leash”, mas a parte interessante é a maneira como os videoclipes se encaixam. O primeiro abre com a mesma animação de fechamento que o último tinha.
Fonte: Loudwire
“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
*Disponível apenas para Android”