O guitarrista fundador do JUDAS PRIEST K.K Downing falou com KNAC.COM sobre "Sermons Of The Sinner", álbum de estreia de KK'S PRIEST, sua nova banda com o ex-vocalista do JUDAS PRIEST Tim "Ripper" Owens, junto com o guitarrista A.J. Mills (HOSTILE), o baixista Tony Newton (VOODOO SIX) e o baterista Sean Elg (DEATHRIDERS, CAGE). Sobre o tema de como o projeto surgiu, Downing disse: “Acho que provavelmente já se passaram pelo menos 18 meses desde que me sentei pela primeira vez e pensei: 'Será que posso escrever um disco'. E me ocorreu tão rápido. Então, eu tinha basicamente todas as músicas e os conteúdos e a direção e tudo em quatro semanas. Então, foi quando eu realmente comecei a apertar botões e colocar tudo em movimento. Naquela época, acho que havia uma opção. Se pudéssemos ter entregue o álbum em seis meses, poderíamos ter saído e feito alguns shows. E era o que estava acontecendo naquela época. E tínhamos algumas ofertas em alguns programas, mas a coisa do COVID começou a afundar e tudo meio que parou um pouco. Eu meio que tirei o pedal do metal por um tempo e pensei: 'Ok, o que há é realmente bom, e eu gosto, mas agora, com tempo, mão de obra e dinheiro, as coisas sempre poderiam ser melhores. ' Então, eu me dei o luxo de recuar, fazer um balanço e apenas ter certeza de que era o melhor que poderia ser, realmente. "
Questionado sobre a colaboração de outros músicos no material de "Sermons Of The Sinner", Downing disse: "Bem, originalmente não o fiz porque estávamos espalhados por quilômetros de distância, com as restrições de viagem. Mas para começar, não era muito ruim, mas eu não sabia o que tinha - ou não tinha - em mim. A última coisa que você quer fazer é apresentar uma música que não é muito boa para outros músicos, porque eles saberiam a diferença entre algo muito bom e algo ruim. Então, eu meio que fiquei preso em mim mesmo, porque senti que o ônus recaiu sobre mim de uma maneira grande. Tendo escrito tantas músicas anteriormente, ao longo de tantas décadas, eu meio que abri a torneira para ver o que saiu, se é que saiu alguma coisa. [Risos] E saiu, e eu apenas corri com ele, mas você precisa embelezar e embelezar. E então eu reuni os outros caras da melhor maneira que eu poderia, mas tudo tinha sido demonstrado. E tivemos a sorte de conseguir Ripper e Sean por apenas um espaço de tempo para concluir a tarefa, realmente. Então, isso é meio que o que aconteceu, porque eu sinto que o material tinha muitos ingredientes essenciais. Em minha mente, meio que tenho esse pequeno botão de controle de qualidade, e gosto ou odeio. É difícil. E então eu não sabia como seria escrever com outras pessoas depois de estar acostumada com um trio de compositores por tantos anos, sabe? Então, eu queria ver o que poderia fazer sozinho. Mas agora, do jeito que as coisas estão, estou trabalhando no material para o segundo álbum, e faremos isso juntos, obviamente. "
Leia a entrevista completa em http://www.knac.com/article.asp?ArticleID=38250
"Sermons Of The Sinner" será lançado em 20 de agosto via Explorer1 Music Group / EX1 Records. O primeiro single do LP, "Hellfire Thunderbolt", foi lançado no mês passado.
KK'S PRIEST fará shows selecionados para marcar o 50º aniversário da carreira do PRIEST e de Downing como membro fundador. O setlist de KK'S PRIEST consistirá de clássicos do PRIEST e novas músicas.
Downing deixou o PRIEST em 2011 em meio a reclamações de conflito de bandas, gerenciamento de má qualidade e desempenho em declínio. Ele foi substituído por Faulkner, quase três décadas mais novo.
Em 2018, Downing revelou que enviou duas cartas de demissão para seus companheiros de banda quando decidiu sair do JUDAS PRIEST. O primeiro foi descrito como "uma nota de saída graciosa, sugerindo um afastamento suave da música", enquanto o segundo foi "mais raivoso, expondo todas as suas frustrações com festas específicas".
Downing disse mais tarde que acreditava que a segunda carta era "uma razão chave" para que ele não fosse convidado a se juntar ao PRIEST após a decisão de Glenn Tipton de se aposentar das turnês.
A autobiografia de Downing, "Heavy Duty: Days And Nights In Judas Priest", foi lançada em setembro de 2018 pela Da Capo Press.