O ex-guitarrista do JUDAS PRIEST , KK Downing , prestou homenagem ao vocalista/baixista Burke Shelley dos lendários roqueiros galeses BUDGIE , que morreu na segunda-feira, 10 de janeiro, aos 71 anos.
Hoje cedo (sexta-feira, 14 de janeiro), Downing foi às suas redes sociais para escrever: “É com muita tristeza que ouço que nosso grande baixista, cantor e compositor Burke Shelley faleceu.”
“Eu tenho tantas lembranças preciosas ao apoiar o BUDGIE nessas grandes e extensas turnês no Reino Unido, acho que sentimos um vínculo especial, pois ambas as bandas estavam lendo juntos uma direção que era de alguma forma diferente de todos os outros no final dos anos 60 e início dos anos 70.
“Antes de conhecer a banda, eu era um grande fã”, continuou ele. “Eu costumava ficar ansioso para ligar o rádio tarde da noite quando um DJ corajoso chamado Kid Jensen tocava a banda de um navio de rádio pirata em algum lugar do Mar do Norte.“
“Não há dúvida de que Burke Shelley fez parte do embrião que se tornou responsável pela criação do Rock, Hard Rock, Heavy Rock e Heavy Metal como o conhecemos hoje. Por isso, podemos realmente agradecê-lo. Burke pode descansar em paz . sabendo que todos nós que estávamos lá no início ou em algum lugar ao longo do caminho viveremos o resto de nossas vidas apreciando a música de BUDGIE , música que sempre fez parte de nós e sempre será.
“Se eu puder, gostaria de estender os mais sinceros pensamentos e condolências a toda a família, amigos e entes queridos de Burk , tanto eu quanto fãs em todo o mundo“, acrescentou Downing .
A notícia do falecimento de Burke foi compartilhada na segunda-feira por sua filha Ela . Ela escreveu no Facebook: “É com grande tristeza que anuncio a morte de meu pai, John Burke Shelley . Ele faleceu esta noite enquanto dormia no Hospital Heath em Cardiff, sua cidade natal. Ele tinha 71 anos. Por favor, respeite a família nesse período.”
“Com amor, Seus quatro filhos: Ela , Osian , Dimitri e Nathaniel .”

Fonte: https://www.facebook.com/kkdowningsteelmill/
Dois anos atrás, Shelley disse que sofria de aneurisma da aorta – um inchaço perigoso e anormal da artéria principal que fornece sangue ao corpo. Ele também estava lutando contra a síndrome de Stickler, um distúrbio genético que pode causar sérios problemas de visão, audição e articulações. Na época, ele disse ao Wales Online que recusou a cirurgia por causa do risco de causar danos irreparáveis na coluna vertebral.
“Quero viver a vida que me resta e não ser aleijado”, disse ele. “Tenho fé em Deus e não me preocupo para onde estou indo. Então, só irei quando Ele decidir me levar e, enquanto isso, continuarei fazendo o que quero fazer. Simples. como aquilo.”
Shelley disse que a cirurgia que ele fez em 2010 para um aneurisma da aorta resultou em danos ao diafragma, deixando-o incapaz de cantar corretamente.
Muitas vezes pensado como um cruzamento entre BLACK SABBATH e RUSH , a roupa subestimada influenciou inúmeros atos, apesar de suportar inúmeras mudanças de formação ao longo de sua história.
O grupo foi formado originalmente em 1967 em Cardiff, País de Gales, composto por Shelley (vocal, baixo), Tony Bourge (guitarra) e Ray Phillips (bateria), e no início dos anos 1970 eles fecharam um contrato com a MCA Records .
Esta formação inicial continua a ser a mais definitiva do BUDGIE , devido ao fato de que gerou três dos melhores álbuns do grupo – o debut auto-intitulado de 1971, “Squawk” de 1972 e “Never Turn Your Back On A Friend” de 1973 – enquanto o peculiar do grupo os títulos das músicas se tornaram uma marca registrada do trio (canções como “Nude Disintegrating Parachutist Woman” , “Hot As A Docker’s Armpit” , “In The Grip Of A Tyrefitter’s Hand” e “You’re The Biggest Thing Since Powdered Milk” ).
Apesar de construir um número considerável de seguidores em sua terra natal (sem nunca sair do status cult nos Estados Unidos), Phillips deixou o grupo antes de seu quarto álbum, “In For the Kill!” , de 1974. , substituído pelo recém-chegado Pete Boot , que por sua vez desencadeou uma enxurrada de mudanças constantes de formação ao longo dos anos para o grupo (o único membro constante do BUDGIE desde o início foi Shelley ). Outros lançamentos foram lançados ao longo dos anos 70, incluindo “Bandolier” de 1975 .
Shelley e companhia permaneceriam juntos por mais alguns anos antes de se separarem discretamente em meados dos anos 80. Mas quase assim que eles se separaram, vários grupos de alto perfil começaram a fazer covers de clássicos do BUDGIE , incluindo METALLICA ( “Crash Course In Brain Surgery” e “Breadfan” ), IRON MAIDEN ( “I Can’t See My Feelings” ), enquanto em seus primeiros dias de clube, o VAN HALEN era conhecido por fazer cover da faixa-título de “In For The Kill!”