Em uma nova entrevista para o Yesterdaze News, KK Downing discutiu sua saída do JUDAS PRIEST , bem como as circunstâncias que o levaram a escrever uma autobiografia, “Heavy Duty: Dias e Noites no Judas Priest” . O guitarrista disse: “Fiquei totalmente frustrado desde o início. Tudo veio à tona no final de 2010, e eu simplesmente tive algum tipo de colapso. Desisti. Não estava pronto para fazer aquela turnê de despedida porque não achei que iria gostar porque tive problemas na turnê anterior porque a banda não era unida e eu tinha problemas com tudo o que estava acontecendo e eu senti que não éramos o poderoso PRIEST que tínhamos sido antes. E as pessoas viajam muito e fazem muitos sacrifícios para ir aos shows hoje em dia. Não é como nos velhos tempos em que íamos para a cidade de todo mundo … As coisas mudaram.”
“Foi um conjunto de circunstâncias” , continuou Downing , que formou o PRIEST no final dos anos 1960 com o baixista Ian Hill . “É lamentável. Foi um momento muito frustrante para mim, então eu preciso esclarecer as coisas da melhor maneira possível, porque eu estava sendo feito para parecer o vilão. Quer dizer, eu posso entender os fãs pensando certas coisas sobre mim. ‘ KK se aposentou para cuidar de seu campo de golfe.’ Disseram-me isso. Tenho uma empresa de gestão profissional para cuidar do meu campo de golfe, que já estava aberto há seis anos. A chamada carta de reforma que enviei, que lamento muito, porque não acreditei em uma palavra. Foi a segunda carta que enviei para a banda, tudo na primeira carta, ‘a chamada carta de aposentadoria. ‘Ignore tudo . Aqui estão as razões. ‘ Mas eles preferiram contar a todos o conteúdo da primeira carta que eu disse a eles para ignorar tudo como desinformação, o que era. “
Três anos atrás, a primeira carta de demissão Downing enviada para seus colegas de banda foi descrito como “uma nota saída graciosa, o que implica uma aposentadoria suave da música“, enquanto o segundo foi “mais irritado, colocar para fora todas as suas frustrações com as partes específicas.”
Downing disse que acredita que a segunda carta foi “uma razão chave” para que ele não tenha sido convidado a se juntar ao PRIEST após a decisão de Glenn Tipton de se retirar da estrada devido à sua batalha contra o mal de Parkinson.
KK disse ao Rock N Roll Archaeology que inicialmente queria “manter a paz” e “não queimar nenhuma ponte” com seus ex-companheiros de banda, especialmente porque percebeu que teria um relacionamento comercial com eles pelo resto de sua vida.
No ano passado, Downing anunciou a formação do KK’S PRIEST , no qual se juntou ao ex- vocalista do JUDAS PRIEST Tim “Ripper” Owens , o guitarrista AJ Mills ( HOSTILE ), o baixista Tony Newton ( VOODOO SIX) e o baterista Sean Elg ( DEATHRIDERS , CAGE )