Imagino que muitos de vocês já se surpreenderam ao pesquisar sobre alguma música que costuma ouvir constantemente, correto? Pois bem, esse foi o meu caso quando descobri a história por trás de um dos maiores clássicos da banda Kiss.
E aproveitando um pouco a deixa do Roadie Metal Cronologia, onde estamos explorando a discografia do Kiss, contarei um pouco da história de uma música deles para vocês.
A música se trata da lendária “Detroit Rock City”, que está presente no álbum ‘Destroyer’ de 1976, que mais tarde, em 1999, acabou originando também um filme produzido pela banda com o mesmo nome, mostrando a jornada de quatro jovens que viajam para Detroit com o intuito de ver o show do Kiss. Longa metragem esse citado aqui apenas a nível de curiosidade, porque não tem ligação nenhuma com a história a seguir.
Bom, muitos de vocês vão ficar surpresos ao saberem que a origem dessa música, cujo o ritmo em si é bastante cativante e instigante, é um tanto trágico. Segundo o próprio Paul Stanley (vocalista e guitarrista), a inspiração para criar essa música surgiu após ele ouvir a triste notícia de que um fã havia morrido em um acidente de carro a caminho do show da banda, em Detroit.
“Houve um acidente do lado de fora da Arena Charlotte, alguém morreu vindo ao show, daí pensei o quão bizarro é pensar que alguém vem ao show do Kiss, onde a vida é celebrada, para perder a própria. Daí surgiu Detroit Rock City“.
Você que provavelmente sempre ouviu a música, mas nunca parou para ler a letra direito, deve estar se perguntando nesse momento: “Mas em que parte da música fala sobre morte?”
Nessa aqui:
“Twelve o’clock, I gotta rock
There’s a truck ahead, lights starin’ at my eyes
Oh, my God, no time to turn
I got to laugh, ‘cause I know I’m gonna’ die!
Why?“
TRADUÇÃO:
“Meia-noite, eu tenho que agitar
Tem um caminhão logo a frente, com os faróis me encarando
Oh meu Deus, sem tempo para desviar
Eu tenho que rir, porque sei que vou morrer
Por que?”
No caso, a parte mostra quando os personagens da música estariam dirigindo e de repente se encontram numa pista contrária prestes a colidir com um caminhão que vinha logo a frente, e como não haveria tempo de desviar, já era certo a morte deles.
Bom, acho que depois dessa, você nunca mais ouvirá essa música da mesma forma…
Ouçam ela logo abaixo com legendas em português:
https://www.youtube.com/watch?v=GHpL-6znuzo